Homenagem ao juazeirense Luisão Pereira marca programação da semana da Casa da Mãe em Salvador

Esta semana a Casa da Mãe abre suas portas para uma bonita e justa homenagem a Luisão Pereira, que vai ser lembrado num tributo especial reunindo diversos artistas nesta quarta-feira (10).

Na quinta-feira começa a temporada de shows de forró "Fuá" (sempre às quintas), estrelada por Ana Barroso e Guigga; na sexta-feira Sandro Andrade faz "Quem é do Amor: as canções de Sérgio Sampaio"; e no sábado, pai e filho, Fred e Estevam Dantas, sobem ao palco para tocar tangos e boleros. Segunda tem Mâeana e terça Samba Jazz e Sarau. Confira:

QUARTA-FEIRA, dia 10 de abril, 20h - "Fogo no Mar" - uma homenagem a Luisão Pereira - Vários artistas, músicos e amigos estarão reunidos nessa apresentação que destaca o legado artístico do compositor, multi-instrumentista e produtor juazeirense que faleceu no último dia 10 de março, aos 55 anos. Entre os nomes confirmados para o show tributo estão Claudia Cunha, Rebeca Matta, Manuela Rodrigues, Ronei Jorge, Luciano Bahia, Enio, Livia Nery, Anana Ferrari e Nanda Rocha. Eles irão se revezar no palco, com uma banda base formada por Tarcísio Santos (guitarra) e Thiago Trad (bateria), além de Beto Santana na operação de som. O repertório contará com várias de suas composições, além de outras músicas de compositores e bandas que faziam parte do seu universo afetivo.

Luisão Pereira  - Ainda criança, em Juazeiro, iniciou a carreira, integrando a banda punk Conjuntivite, aos 11 anos, e depois, aos 13, a banda de rock Metalúgica. Mas foi em Salvador que Luisão começou a trilhar sua trajetória bem sucedida com novos projetos. Inicalmente com a banda Cravo Negro, que ajudou a fundar em 1986 e com quem lançou um álbum em 1991. em 1996, passou a integrar como guitarrista a banda Penélope, onde permaneceu nos período de maior projeção nacional. Com a banda conquistou indicações a dois prêmios Multishow de Música Brasileira e quatro ao VMB, o prêmio da MTV. 

Em 2006, iniciou um novo momento, dando início a carreira solo, pela qual lançou o álbum, Nota de um Samba Só, em 2006. No ano seguinte, criou o duo Dois em Um, um projeto com a violoncelista e ex-mulher Fernanda Monteiro, com quem lançou EPs, álbum e um DVD. Com o fim da dupla, voltou a trabalhar sozinho, lançando singles e seu segundo álbum, Fogo no mar, em 2023. 

Como compositor teve canções gravadas por vários interpretes, além de levar sua obra para TV, cinema e publicidade. Atuou também como produtor, trabalhando em discos e shows de artistas como Los Hermanos, Nação Zumbi, Mombojó, Elza Soares, Paralamas do Sucesso, Titãs, Tom Zé, Banda do Mar, Marcelo Camelo, Bruno Capinan, Canto dos Malditos, Leoni, entre outros.

Homenagem a Luisão Pereira - "Fogo no Mar"

Quarta-feira, 10 de abril, às 20h

Gratuito

Ascom foto Leto Carvalho