Fim do Verão: adote hábitos eficientes para evitar o consumo excessivo de energia e contribuir com o meio ambiente

O Verão chegou ao fim, oficialmente, na última quarta-feira (20), porém a Bahia segue com projeção de altas temperaturas para os próximos dias. Independente da situação climática, a adoção de hábitos eficientes relacionados à energia elétrica é fundamental para evitar o aumento na fatura de energia e contribuir com o meio ambiente.

Os aparelhos de refrigeração tendem a ser mais utilizados em períodos mais quentes. Para minimizar o seu impacto, é importante que eles sejam utilizados com parcimônia.

Para quem tem ar-condicionado, o recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23º e 25º e programar o desligamento automático 30 minutos antes de sair do ambiente. A outra opção é adquirir aparelhos com a tecnologia inverter, onde há melhor uso do compressor, reduzindo o consumo do aparelho em até 40%. Manter as portas e janelas fechadas e alternar o seu uso com o ventilador também eficientizará o consumo de energia.

Outra importante orientação é realizar as manutenções e limpezas periódicas dos filtros do ar-condicionado e das hélices dos ventiladores. Os equipamentos consomem mais energia quando não estão no padrão que originalmente foram fabricados e/ou quando estão sujos.

As geladeiras representam cerca de 30% do consumo mensal da fatura de energia. Para que o uso do equipamento não pese na conta, basta evitar abri-lo diversas vezes. Além disso, não coloque comidas quentes na geladeira – espere até que elas estejam em temperatura ambiente para refrigerar. Além disso, quanto maior a do refrigerador, maior o consumo de energia. Priorize os equipamentos que tenham selo PROCEL e ou possuam certificação A+++.

O chuveiro elétrico, sendo um dos principais itens de alto consumo residencial, pode ser menos utilizado nestes períodos de alta temperatura. Para minimizar ainda mais o seu uso, é importante fechar a torneira enquanto se ensaboa e limitar o tempo de banho. Também é recomendado que não mude a temperatura durante o banho para evitar choques elétricos. O ideal é que a duração do banho seja de cinco a oito minutos e no modo verão, que consome cerca de 30% menos que a posição inverno.

Na máquina de lavar, busque lavar o máximo de roupas possíveis de uma só vez, respeitando o limite indicado pela fabricante e sempre que puder, cheque se os filtros estão sujos. Nos equipamentos que usam água quente para lavar, recomendamos não utilizar esta opção para reduzir o consumo da máquina.

No uso do ferro de passar, evite utilizar a função com vapor, pois isto aumenta o consumo. Ferros mais simples tem potências menores e consequentemente menores consumos. Com o micro ondas , não descongele alimentos e nem cozinhe, quanto menos tempo utilizar menor o consumo.

A adoção de hábitos de eficiência energética apresenta dois principais benefícios: o econômico e o ambiental. Quando se trata de sustentabilidade, as iniciativas promovem a redução da emissão de carbono na atmosfera. Com a diminuição da emissão de gases poluentes e causadores do efeito estufa, como o CO2, reduz-se os efeitos da mudança climática.

Ascom Neoenergia Coelba/Imagem de pressfoto no Freepik