Prefeitura de Juazeiro mobiliza bairro Antônio Guilhermino contra a dengue

A Prefeitura de Juazeiro organizou, na manhã desta quinta-feira (14), uma grande mobilização para conscientizar sobre a prevenção e combate à dengue. Equipes das Secretarias de Saúde, Educação e Juventude e Serviços Públicos, junto com o Corpo de Bombeiros, estiveram no bairro Antônio Guilhermino com ações educativas e de limpeza para evitar os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Agentes de endemias, bombeiros, estudantes e profissionais da Escola Municipal Anália Barbosa de Souza saíram pelas ruas do bairro distribuindo material informativo e sobre os cuidados que a população precisa adotar para evitar a reprodução do Aedes aegypti. Já a equipe da SESP desenvolveu um trabalho de limpeza das ruas.

Yuli dos Santos trabalha em uma loja do bairro e fez questão de receber as orientações sobre a prevenção. "É sempre importante lembrar esse reforço junto às pessoas. Estou sempre atenta ao acúmulo de água, tanto em casa, como também aqui no trabalho", disse.

"Toda a nossa gestão está envolvida com o controle da dengue em nosso município. Desde o início do período de reprodução do mosquito transmissor, intensificamos o trabalho dos agentes de endemias e todas as pastas estão comprometidas em desenvolver ações que colaborem. Inclusive estamos em constante diálogo com outros órgãos e instituições estaduais e federais para atuarmos juntos", declarou a prefeita Suzana Ramos.

Óbitos descartados

Em Juazeiro, foram registradas, até o momento, 436 notificações de casos suspeitos de dengue. Destas, 26 casos foram confirmados, 128 descartados e 282 estão aguardando o resultado. "Foram identificados, até o momento, seis óbitos suspeitos, destes, quatro já foram descartados e dois permanecem em investigação pela Câmara Técnica do Estado da Bahia", informou a secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves.

Cuidados para prevenir a reprodução do mosquito

A população precisa estar atenta aos cuidados em relação ao acúmulo e condicionamento de água.  É necessário esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d'água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.

Dengue Zap

O Núcleo de Endemias disponibiliza o Dengue Zap para que a população possa colaborar com identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

 

Marcela Cavalcanti - Ascom Sesau - PMJ/Fotos: Ícaro Alexandre