RedeGN - IV Feira de Caprinos e Ovinos de Pinhões apresenta 80% no melhoramento dos animais

IV Feira de Caprinos e Ovinos de Pinhões apresenta 80% no melhoramento dos animais

A IV Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões, realizada no Jorrinho nos dias 27 e 28 de agosto contou com a grande participação de produtores e visitantes de Juazeiro e de outros municípios. O evento que é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVRIC) e da Associação de Desenvolvimento Comunitária de Pinhões (ADESCOPI), já é considerado um marco para a cadeia produtiva da região.  

“A qualidade dos animais referente ao ano passado melhorou 80%, bem como a participação dos expositores que hoje inclui os do distrito de Pinhões, como de outras localidades. Este ano a feira trouxe um grande projeto com foco na comercialização que tem fomentado a alta estima do produtor. Estamos muito satisfeitos com a realização desse evento”, declarou o secretário de Agricultura, Agnaldo Meira. Segundo dados do IBGE (Senso/2009) o Território Sertão do São Francisco possui 1 milhão e 38 mil cabeças de caprinos e 775 mil cabeças de ovinos, “sendo que Juazeiro possui um efetivo em torno de 400 mil animais, perdendo apenas para Casa Nova. Nessa região, a caprinovinocultura é a principal fonte econômica do homem do campo”, destacou José Hugo, técnico da EBDA.  

A Feira trouxe também uma comissão com representantes de instituições para julgar os melhores lotes uniformes, levando em consideração a uniformidade dos rebanhos e o sistema de criação. “Sabemos que é importante o melhoramento genético através da introdução de raças exóticas, mas não devemos esquecer a importância das raças nativas para a região, sua rusticidade, adaptabilidade e resistência que são características típicas de cada um. Por isso fizemos questão de incentivar e premiar os criadores durante o evento”, esclareceu José Wilson Chaves (Chaveco), coordenador do evento.  A Feira de Pinhões teve a parceria do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, EBDA, ADAB, Sebrae, Codevasf, UNEB, Univasf, ACCOSSF, IRPAA, STRJ, DNOCS, Mineração Caraíba e comércio local.

Lene Radina Ascom Seadruma