Mostra fotográfica que homenageia artistas mulheres do Vale do São Francisco está disponível em Petrolina

A fim representar a diversidade e a riqueza da arte feminina da região, está disponível a exposição fotográfica "Um Olhar sobre Artistas Mulheres do Vale do São Francisco", realizada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O trabalho mergulha nas obras e histórias de oito artistas de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e segue disponível ao público para visitação até esta sexta-feira (8), no Hall da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina.

A mostra é fruto do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Adrieli Araújo, também conhecida como Dryka Araújo, que em suas fotografias explora e registra o fazer artístico dessas mulheres em diversas atividades, expondo seus talentos em diferentes áreas do mundo da arte.

Entre as artistas retratadas está Maria de Ana, famosa por seguir os passos de sua mãe, Ana das Carrancas, na arte do barro. Segundo a fotógrafa, a ideia para a exposição nasceu em meio à pandemia, quando começou a trabalhar com fotografia e decidiu unir sua paixão pela arte com o desejo de abordar um assunto pouco tratado, a promoção da igualdade de gênero e da representatividade feminina no mundo da arte.

“É importante reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres em todos os campos, e este projeto é minha maneira de fazer isso na esfera da fotografia” comenta a estudante.
A produção dos ensaios fotográficos também foi motivada pelo desejo de Dryka Araújo em dar visibilidade às mulheres e sua arte, e por acreditar na importância de destacá-las na cena artística regional.

“Ao retratar essas artistas, busquei capturar não apenas suas obras, mas também suas histórias e perspectivas únicas. Acredito que cada uma delas possui uma contribuição valiosa para a comunidade artística, e meu objetivo foi honrar e compartilhar essas contribuições através da fotografia”, relata a fotógrafa.

A mostra “Um Olhar Sobre Artistas Mulheres do Vale do São Francisco” é realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), e conta com a participação do servidor Thiê Gomes dos Santos, na área administrativa e de revisão; e produção cultural e gráfica da estagiária Ana Luiza Miranda.

G1Petrolina/Foto: Ana Luíza Miranda