PL destitui assassino de Chico Mendes de presidência do partido no interior do Pará

O Partido Liberal (PL) no Pará seguiu recomendação do presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, e destituiu Darci Alves Pereira, condenado pela morte do ambientalista Chico Mendes, da presidência da sigla no município de Medicilândia, no interior do estado.

A decisão foi informada em nota enviada pelo gabinete do deputado Éder Mauro, presidente do PL no Pará, ao SBT News:

"O PL Pará destituiu Darci Alves da presidência do PL de Medicilândia, conforme recomendação do Presidente Nacional do PL, Valdemar Costa Neto", diz o comunicado.

A nota também afirma que Valdilene Lambert, vereadora e pré-candidata à prefeitura, deve assumir a presidência do partido no município.

Darci, conhecido atualmente como Pastor Daniel, foi condenado a 19 anos de prisão em 1990 pelo assassinato (confesso) do ambientalista Chico Mendes em dezembro de 1988, no Acre (Xapuri).

Ele assumiu a liderança do PL na cidade em cerimônia de posse que ocorreu em janeiro, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, se disse "orgulhoso em assumir a responsabilidade de liderar a Comissão do Partido Liberal".

Nas redes, o Pastor Daniel se lança como pré-candidato a vereador.

Segundo o presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, não havia "conhecimento" dessa ligação do político com a morte de Mendes.

"Diante dessas circunstâncias, recomendei ao presidente do PL estadual do Pará, deputado Éder Mauro, a imediata destituição de Darci Alves Pereira do cargo", afirmou.

Evangélico, Darci Alves Pereira trabalha como líder religioso da Assembleia de Deus Missionários da Última Hora e com a produção de cacau.

Em contato com a reportagem do SBT News, Pereira disse que a decisão do partido "não vai mudar nada" e que seguirá "firme na luta por dias melhores". Também não descartou a candidatura a vereador.

Quando questionado sobre a posição de Valdemar, preferiu responder apenas que "ele é o presidente" do partido.

SBT News/Foto: Reprodução/redessociais