Escola municipal de Juazeiro promove Mostra de Robótica e Feira de Empreendedorismo

A Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, no bairro São Geraldo, em Juazeiro, promoveu neste sábado (09) uma Mostra de Robótica e Feira de Empreendedorismo.

A atividade integra a programação pedagógica da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e teve como objetivo dar visibilidade às práticas exitosas desenvolvidas na unidade escolar e ampliar a interação com os pais dos estudantes.

Para o evento, a escola selecionou as práticas exitosas dos estudantes na disciplina de Práticas Experimentais, que envolve o aprendizado de robótica, e convidou as famílias empreendedoras para comercializarem os seus produtos durante a mostra, com uma Feira de Empreendedorismo. "Apesar de não termos uma disciplina de empreendedorismo, nós conversamos com os estudantes sobre o tema, eles apontaram os pais e mães empreendedores e nós fizemos o convite para mostrar a nossa Feira. Enquanto isso, os pais também têm a oportunidade de ver as produções de seus filhos", contou a gestora, Caroline Cajuí.

Uma das expositoras foi Fabíola Fonseca, mãe da aluna Ágatha Fonseca, que aproveitou para vender as roupas que já comercializa em outros espaços. "Foi muito interessante participar desse evento. É o primeiro que eu participo e foi muito bom também para a minha filha, porque ela está vendo de perto como é o meu trabalho", disse Fabíola, que superou sua expectativa de vendas.

Mostra de Robótica

Os materiais montados pelos estudantes, a partir dos kits robótica trabalhados com os alunos em sala de aula, também foram expostos. "As atividades de robótica foram iniciadas com o processo teórico de montagem, para depois partirmos para a prática. Primeiro, os alunos aprenderam como trabalhar com o material para depois colocar a mão na massa e foi surpreendente a desenvoltura eles", explicou o professor de Práticas Experimentais, Thiago Menezes.

Aluna do 1° ano do ensino fundamental, Sarah Rebeca Leonel dos Reis revelou como foi participar das atividades. "Eu achei as aulas muito boas, nós começamos com a montagem dos pés e terminamos muito rápido. É muito prático montar um robô. Eu aprendi muitas coisas".

Durante o evento, os estudantes e a comunidade apreciaram, ainda, a apresentação da Orquestra Som do Coração, que é formada por alunos da escola.

Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ /Fotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ