Prefeitura de Juazeiro leva alunos da rede municipal para passeio em espaço de arte, ciência e cultura da Univasf

Propondo um ensino que torna o aprendizado um entusiasmo, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), ofereceu na manhã desta sexta-feira (8), um passeio atrativo e educativo para cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Santa Inês, localizada no distrito Maniçoba. Os alunos da unidade de ensino visitaram o Museu da Ciência, no Espaço Plural Arte, Ciência e Cultura (EACC), referência regional na divulgação científica, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

"Essa programação está vinculada a nossas atividades da unidade escolar, através do projeto 'Ler, despertar, cuidar e ser feliz para construir uma aprendizagem significativa'. O objetivo dessa aula diferente ,é justamente, possibilitar que nossos alunos tenham acesso a espaços que ofereçam ainda mais recursos que ampliem o aprendizado deles, construindo uma aprendizagem significativa, através de uma educação capaz de tornar as vivências do ensino um meio de transformação positiva", explicou a gestora da Escola Municipal Santa Inês, Hilza Gomes.

Acompanhando a exposição com curiosidade e entusiasmo, o estudante Davi Santos Nascimento, de 11 anos, compartilhou o sentimento de participar da iniciativa. "Eu estou gostando muito dessa experiência, pois está sendo muito bom para o meu aprendizado e para minha vida também. Eu estou bastante agradecido por viver essa oportunidade, que, além de ensinar diversas coisas para a gente, ainda nos diverte e deixa a gente super feliz", disse Davi.

O educador do EACC, Samuel Rios, explicou sobre a proposta do espaço. "O Espaço Plural busca oferecer uma educação acessível para todos os estudantes, desde os Anos Iniciais até o Ensino Médio, através da acessibilização da ciência, por meio de conhecimentos científicos de física, química, matemática e todas as áreas afins. A ideia é despertar o interesse pela ciência de forma lúdica, através de instalações interativas, linguagem adaptada e interação com os experimentos, lhe dando com todo conteúdo de forma prática", contou Samuel.

Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ/Fotos: Edinázio Dias - Ascom/ PMJ