Estudantes da rede municipal de Juazeiro estão em fase final de preparação para torneio internacional de robótica

Entre os dias 15 e 16 de dezembro, os estudantes do Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, em Juazeiro, irão participar da etapa regional da edição 2023/2024 da First Lego League (FLL), competição internacional de robótica, que será realizada em Salvador (BA).

A equipe está na fase final de preparação e, com o objetivo de reforçar a preparação psicológica para a competição, contou com o apoio da equipe técnica do Espaço Humanizar em uma atividade realizada nesta quinta-feira (7).

Professora orientadora da equipe de robótica do Caic, Valéria Alves explicou a importância da preparação psicológica que, durante o torneio, também precisa atender os valores previstos na competição, com base nos conceitos do Core Values. "Estamos em fase final de preparação para o torneio e, entre as questões que serão avaliadas na competição, estão os valores que eles construíram enquanto equipe, como o trabalho ajudando o colega. Nesse aspecto, o serviço de assistência psicológica é um grande fator. Na escola nós tivemos a colaboração do psicólogo Rubens Moura e essa visita ao Humanizar vem acrescentar mais no preparo da equipe", contou a professora.

A atividade desta quinta-feira foi coordenada pela psicóloga do Espaço Humanizar, Ana Alcanfor. "Nesse encontro nós buscamos trabalhar a questão da motivação, do trabalho em equipe, um trabalho que o psicólogo do Caic já vinha fazendo e agora resolvemos fazer um fechamento mais dinâmico, de uma maneira mais lúdica com eles, com atividades que estimulam o trabalho em equipe, o autoconhecimento e a cooperação, porque essa será uma das avaliações da competição, verificar como é a coerção entre eles e como eles interagem entre si", pontuou a psicóloga.

Para Samilly Naiane dos Santos, aluna do 8º ano no Colégio Caic, a preparação psicológica é fundamental para a segurança emocional da equipe. "Toda essa preparação é muito importante, porque é possível que quando chegar mais perto da competição a equipe fique mais nervosa, mas nós temos que ter controle emocional e a atividade nos ajuda a entender mais a nossa mente", disse a estudante

First Lego League

A First Lego League é uma competição internacional de exploração científica e desafia crianças e jovens de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Liderados por dois adultos, os estudantes precisam trabalhar em sintonia, tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, a equipe deve construir dois robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. No Brasil, a categoria Chalenge, na qual os estudantes do Caic irão participar, é operacionalizada pelo Sesi.

O  Caic é a primeira escola pública municipal do norte da Bahia a participar da FLL. "Essa é uma competição importante na área de robótica e nós fomos convidados para participar. Nós temos 10 crianças participando e parte dessa competição é o preparo psicológico dos estudantes, porque eles serão avaliados também no quesito interação em grupo. Então, esse momento aqui e todo o trabalho de preparação psicológica que vem sendo realizado na própria escola, foi para eles aprenderem sobre os valores do trabalho com a robótica", ressaltou a Articuladora de Projetos em Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), Jussimara Oliveira.

Eneida Trindade - Ascom Seduc/PMJ /Fotos: Luan Medrado - Ascom/PMJ