Admiradores de Luiz Gonzaga dizem que "estarão em Exu com ou sem programação oficial". mas repudiam a falta de política cultural

Conforme a REDEGN publicou na quinta-feira (23),  Pesquisadores cobram definição de uma Política Cultural comemorativa do aniversário de Luiz Gonzaga, 13 dezembro , motivados pela falta de uma política cultural que defina a programação da semana denominada Festival Viva Luiz Gonzaga em Exu, na data do aniversário de Luiz Gonzaga, 13 dezembro, agora os fiés gonzagueanos revelam que "com ou sem programação oficial do poder público devem manter a proposta de visitar Exu, Pernambuco e fazer a festa dos 111 anos do nascimento do Rei do Baião".

Até o momento apesar da solicitação de respotas o Governo do Estado através da Secretaria de Cultura não se pronunciou sobre se vai ter o Festival Viva Luiz Gonzaga. A reportagem da REDEGN repecutiu e motivos vários debates.  A maioria repudiou a falta de divulgação da programação gerando questionamentos e reflexões.

Em contato com a REDEGN, o radialista Laetons Silva, apresentador do programa A Cabana do Rei, Rádio Bitury, afirma que "a  mensagem dos Gonzagueanos é clara: Exú pode não ter divulgado a programação, mas a celebração do legado de Luiz Gonzaga vai além de qualquer agenda oficial.

A cada ano já é tradição na terra do Rei do Baião, Exu Pernambuco,  o encontro dos admiradores, grupos e  fãs clubes que prestam homenagens a Luiz Gonzaga. Centenas de pessoas se deslocam de diversos lugares do Brasil para prestigiar a data de nascimento daquele que é uma das maiores referências da música brasileira.

Entre os Clubes de Fãs  presentes nas festividades estão o Eterno Cantador (Paus Ferros-RN), Fã Clube 100% de Santa Cruz do Capibaribe (PE), Irmãos Gonzagueanos (Caruaru PE), Amigos Gonzaguianos (Senhor do Bonfim), Tropa Gonzagueana (Petrolina/Juazeiro), Aracaju, Salvador, Fortaleza. 

Todos os Grupos e Fãs Clubes têm "a benção" do Padre José Fábio que todos os anos participa da Missa em Ação de Graças na sombra do pé de juazeiro, no Parque Asa Branca. Padre Fabio atua em Sobral, Ceará. Padre Fábio é o fundador do site Na Cabana de Gonzagão.

Admiradoras da biografia de Luiz Gonzaga, as bacharéis em Turismo, pela Universidade Federal do Piauí,  Jacimara Almeida e  Fran Santos; elas viajaram quase 900 km para chegar a Exu, Chapada do Araripe. A origem da viagem Caxingó, Piauí. "Este ano de 2024 já estamos de malas prontas. Vamos até sem festa. Importante é preservar e valorizar Luiz Gonzaga".

"A sanfona é o principal instrumento das festas espalhadas pelo mundo. Fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro, ou, quem sabe, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira.

O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos".

O Fã Clube Irmãos Gonzaguianos de Caruaru foi fundado com o objetivo de valorizar a vida e obra de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Todos os anos está presente em Exu e Garanhuns além do Encontro dos Gonzagueanos que é realizado em Caruaru, Pernambuco. O Fã Clube Irmãos Gonzaguianos tem na diretoria Vanderson Gomes, Nadir Ribeiro, Luiz Carlos e Edilson Guedes.

Edilson Guedes é funcionário público e trabalha em Gravatá Pernambuco. Ele apresenta também o Programa de Rádio Relembrando O Gonzagão e ainda mantém o site com 24 horas no ar tocando músicas de Luiz Gonzaga e todos aqueles que fazem o forró trilhado na sanfona, triangulo e zabumba.

Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco é também conhecida como A Capital do Jeans. Um dos mais ativos grupos, o Fã Clube 100% Gonzagão foi criado desde 2004, os amantes de seu Lula vem manifestado seus gostos e admiração pelo mestre Lua, dando início a um compromisso que se tornou tradição. Todo mês de dezembro, mês do aniversário do Gonzagão, o grupo segue em caravana com destino à Exu-PE, onde acontece uma grandiosa festa em homenagem ao Rei do Baião. 

O Fã Clube 100% Gonzagão distribui camisetas, adesivos e outros brindes, gratuitamente, além de festejar. O trabalho não tem fins lucrativos, toda e qualquer despesa é bancada pelos componentes do grupo 100% Gonzagão. Fortalecendo e dando continuidade a cultura Gonzagueana, todos os anos são realizados em Santa Cruz, festejos para alegria da população, em comemoração as festividades Juninas, ao Forró, Baião e arrasta pé.

O Fã Clube “Eterno Cantador”, de Pau dos Ferros-RN, foi fundado em 13 de agosto de 2011, constituído por fãs e admiradores da vida e da obra do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião –Gonzagão, tendo por finalidade divulgar, preservar, propagar e enaltecer a obra deste vulto imortal da música popular brasileira e especificamente da nossa região nordeste. 

O precursor deste grupo, hoje com mais de 100 sócios, entre eles os Engenheiros agrônomos Epifanio Silvino do Monte, Euzébio Fernandes Neto e Hélio Diógenes Amorim.

CONFIRA TEXTO DO RADIALISTA LAETSON SILVA: O Viva Gonzagão em Exu: O Desafio da Celebração Anual"

Aguardado Viva Gonzagão, festa em celebração ao aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a falta de divulgação da programação gera questionamentos e reflexões.

Há uma crescente frustração entre os admiradores de Gonzaga, que veem na ausência de informações uma falta de respeito ao legado do ícone pernambucano. A culpa, segundo alguns, é atribuída tanto a governos anteriores quanto ao atual, continuando uma tendência de negligenciar a importância de Gonzaga para a cultura local.

Enquanto eventos como a Missa do Vaqueiro recebem destaque e investimentos significativos, a ausência de uma programação oficial para o Viva Gonzagão é percebida como um contraste preocupante. A comparação com o Viva Dominguinhos, um evento mais recente, mas que já tem datas marcadas e atrações confirmadas para o próximo ano, intensifica a percepção de desigualdade.

No entanto, apesar das críticas e da incerteza em torno da festa, a força do nome de Gonzaga continua a reunir uma multidão ansiosa em Exú. Hotéis lotados, chácaras e casas alugadas refletem a devoção dos Gonzaguianos, que, mesmo diante da falta de uma programação formal, expressam sua determinação em participar e celebrar o Rei do Baião.

Embora seja um cenário triste para muitos, a fidelidade e paixão dos admiradores de Gonzaga são inabaláveis. A cidade está prestes a ser invadida por uma onda de entusiasmo, independentemente da falta de informações claras sobre as atividades planejadas.

Enquanto a espera continua, a mensagem dos Gonzaguianos é clara: Exú pode não ter divulgado a programação, mas a celebração do legado de Luiz Gonzaga vai além de qualquer agenda oficial. O Viva Gonzagão é mais do que um evento; é uma manifestação viva da devoção a um dos maiores ícones da música brasileira.

 

Redação redegn Foto redes sociais