Enfermeira do Biama do Hospital Dom Malan em Petrolina participa de capacitação em políticas públicas de amamentação em Recife

O Banco de Leite Humano (BIAMA) do Hospital Dom Malan em        Petrolina, representado pela a gerente, a enfermeira Joice Fonseca fez parte da capacitação em NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeirase) e a MTA (Mulher Trabalhadora que Amamenta).

O evento que aconteceu durante toda esta semana foi promovido pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES).

Os facilitadores foram os membros do Ministério da Saúde, representados pela nutricionista Renata Guedes, a enfermeira Maristela Benassi e Rosana De Divitis, presidente da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – International Baby Food Action Network (IBFAN), uma rede formada por mais de 270 grupos de ativistas espalhados por cerca de 160 países e que atua há mais de 40 anos para a melhoria da nutrição e saúde infantis.

"O objetivo principal foi defender e fortalecer a amamentação.  Além das teorias tivemos oficinas importantes para tutor da mulher trabalhadora que amamenta. Discutimos também a proposta de implantação da Sala da Mãe Trabalhadora que Amamenta. Um momento que fortalece o trabalho que já realizamos no BIAMA do Hospital Dom Malan," ressaltou Joice Fonseca.

BIAMA-O Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (BIAMA) do HDM funciona todos os dias para apoiar as mães com dificuldade de amamentação. O banco também recebe doação de leite humano de doadoras voluntárias, que é pasteurizado e alimenta os recém-nascidos prematuros internados no Hospital Dom Malan.

O BIAMA recebe mulheres doadoras para manter o estoque regular e garantir leite para os bebês prematuros do HDM. As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002. Também é possível ir até o Banco de Leite com o cartão de gestante que funciona no Hospital Dom Malan, das 7h às 18h. Após o cadastro, a doadora receberá um kit, toucas, potes de vidros e máscaras, além de orientações para realizar a coleta e armazenamento de leite.

 Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan Ismep