Secretários de Segurança Pública levarão ao Congresso propostas de mudança na legislação penal

O Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) irá desenvolver e apresentar ao Congresso Nacional um pacote de propostas de mudanças legislativas para fortalecer o combate ao crime organizado no país.

A medida foi definida nesta quinta-feira (26.10) durante a realização do Congresso de Operações Policiais – COP Internacional, em São Paulo. A reunião contou com a presença de secretários e representantes de 21 estados, incluindo o Distrito Federal, além do secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar. 

Durante encontro, o presidente do Consesp e secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, reiterou que o Brasil necessita de um sistema que garanta segurança jurídica para as forças policiais e que não permita a soltura de lideranças do crime organizado. Em 90 dias, as propostas do Conselho serão formatadas para serem apresentadas aos congressistas. "Precisamos que a repressão ao crime organizado ocorra em âmbito nacional para refletir positivamente em todos os estados. O apoio do Congresso Nacional é fundamental para aperfeiçoarmos a legislação penal. Este encontro durante o COP Internacional é de suma importância para formatarmos os caminhos e soluções para a segurança da população brasileira", afirmou. 

A importância da união dos poderes também foi ressaltada pelo Secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar "Independente das diferenças, todos nós sabemos os desafios que estão colocados com o avanço do crime organizado nos últimos anos. Nós não podemos permitir que a autoridade estatal seja desafiada sem que haja uma resposta à altura" afirmou.

Congresso de Operações Policiais – COP Internacional 

A reunião do CONSESP aconteceu durante o COP Internacional, o maior evento latino-americano voltado para a atividade policial, que vai até o dia 27 de outubro, no São Paulo Expo. Mais de 20 palestras e painéis serão apresentados no espaço principal do congresso ao longo dos três dias, sempre no período da manhã. Paralelo ao Congresso, uma feira de exposição aberta ao público irá apresentar soluções de ponta desenvolvidas pelas principais indústrias nacionais e internacionais, dos setores tático, militar e de inteligência e tecnologia voltadas às atividades de justiça e operações policiais. "É muito importante termos um encontro como esse para compartilharmos conhecimento e também para podermos ter conhecimento das novas  tecnologias em equipamentos, que são fundamentais para as forças de segurança do nosso estado e país." Comenta o Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Marcos Vinicius de Oliveira Almeida. 

Assessoria de Imprensa/Foto: Ricardo Almeida/ SESP