Campanha de Multivacinação começa neste sábado com Dia D de mobilização em Sento-Sé

Neste sábado (7), a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, já com o dia D de mobilização nas unidades de saúde de Sento-Sé, das 8h às 16h.

A campanha continuará até o dia 21 de outubro nas seguintes Unidades de Saúde da Família (USF) da sede: Dr. Eliomar Cavalcante, no bairro Cícero Borges; Odália Nascimento, no bairro Bela Vista; e Maria Rocha, das 8h às 16h. Já no interior a Secretaria Municipal de Saúde montou um cronograma especial, que pode ser conferido no final da matéria.

De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Sento-Sé, Santana Afonso dos Reis, o objetivo da campanha é aumentar em 95% todas as coberturas vacinais e manter atualizada a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, para protegê-los contra as doenças imunopreveníveis.

"É importante que toda a população atenda ao chamado da campanha, compareçam às unidades de saúde sinalizadas, para que essas doses que estejam, eventualmente, em atraso, sejam aplicadas nas crianças e adolescentes que estejam com a caderneta de vacinação desatualizada", afirmou Santana.

As vacinas ofertadas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana) e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

A campanha: Devido às baixas coberturas vacinais, o Ministério da Saúde, teve que adotar estratégias adicionais para o resgate das pessoas com vacinas em atraso. A orientação é que os pais ou responsáveis procurem o posto de saúde mais próximo para que seja verificada a situação vacinal e caso necessário fazer a atualização.

Às vacinas dão proteção para muitas doenças imunopreveníveis, como: tétano, difteria, coqueluche, caxumba, rubéola, sarampo, varicela, poliomielite, hepatite B e hepatite A, meningites, Haemophilus influenzae do tipo B, Pneumonia, Covid 19, Raiva animal, Influenza, HPV, tuberculose, febre amarela

Confira a programação da campanha:

Sede de 07 a 21/10

USF Maria Rocha

USF Dr Eliomar

USF Prof. Odália

Interior

09/10 - segunda-feira - Piri

10/10 - terça-feira – Riacho dos Paes

11/10 - quarta-feira – Brejo de Fora

17/10 - terça-feira - Piçarrão

18/10 - quarta-feira - Ponta D'água e Incra

19 e 20/10 - quinta e sexta-feira – Região das Ihas

 
 

Ascom PMSSE