Fórum Municipal de Educação de Juazeiro reuniu profissionais da educação e sociedade civil

Com o auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) lotado, a Prefeitura de Juazeiro realizou, nesta segunda-feira (02), um encontro ampliado do Fórum Municipal de Educação. O evento, que teve como tema "A educação como um direito humano e fundamental", reuniu profissionais da educação, estudantes, sociedade civil e representantes governamentais para discutir políticas públicas no âmbito educacional.

O Fórum foi aberto oficialmente pelo secretário de Educação, Wank Medrado, que, representando a prefeita Suzana Ramos, agradeceu a presença de todos os participantes e chamou a atenção para a essência do Fórum.  "Nós tratamos de algo, que a exemplo da vida, o direito à emancipação intelectual e cognitiva, assume um papel importantíssimo. Não há vida propriamente dita, exercida em sua forma mais completa, se nós não oferecermos, enquanto Estado, as possibilidades dessa emancipação cognitiva e intelectual. E aí, a educação é quem leva a esse direito humano fundamental, como um instrumento de transformação de vidas".

Responsável pela coordenação do Fórum, a superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, também ressaltou a importância do tema para gestão da educação e a importância da abertura do espaço de diálogo para construir uma educação de qualidade para todos. "Foi motivo de muita alegria poder abrir esse espaço de interlocução e diálogo. Não foi à toa que pensamos nesse tema para o Fórum, porque entendemos que são espaços democráticos como esse, que favorecem uma educação de qualidade e equânime para todos", frisou a gestora.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de contribuir para o debate, esclarecer dúvidas e assistir à palestra Magna, ministrada pelo professor Ms. Jefferson Davi. "Construímos uma abordagem sobre a educação como um direito humano e fundamental, tendo como base as 20 metas do Plano Nacional de Educação, a partir de uma perspectiva histórica, trazendo a questão da educação e do direito à educação como questão fundamental", pontuou o professor.

Participação-Reunidos, professores, gestores, coordenadores pedagógicos, profissionais de diversas esferas da educação e estudantes levaram seus anseios para o Fórum. "Foi a primeira vez que participei e achei incrível estar presente, poder votar e representar os meus colegas que não puderam estar aqui", disse a estudante Michele Dias Viana, aluna do 9° ano, no Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar.

Para o gestor da Escola Municipal Maria Monteiro Bacelar, Aurílio Marcos, o Fórum possibilitou a preparação de toda a plenária para as discussões que irão acontecer nas conferências de educação. "Esse encontro já trouxe discussões importantes para que possamos refletir e construir propostas para a conferência municipal de educação, para a estadual e a nacional, além de nos fazer pensar na educação que queremos para o nosso município", avaliou o gestor.

Eleição de delegados-A reunião ampliada do Fórum Municipal de Juazeiro também contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Lino Marcos da Silva, e do representante do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA) e coordenador dos Fóruns do Núcleo Territorial do Sertão do São Francisco, Josemar Amorim de Assis. O representante do FEEBA mediou a eleição dos delegados de Juazeiro para a Conferência Estadual de Educação, um dos objetivos do Fórum.

A plenária escolheu cinco dos sete delegados que irão representar Juazeiro: Hilzemira Mendes, representante da Seduc; Edson Emanuel de Araújo, representante do segmento dos professores da educação básica; Gilmar Nery da Silva, representante do segmento sindicato; Lino Marcos da Silva, representante do segmento Conselho Municipal de Educação; Adelson Dias de Oliveira, representante do segmento universidades; Edinalva dos Santos, representante do segmento sociedade civil organizada; e Alisson Almeida Ferreira, representante do segmento demais profissionais da educação. As duas vagas restantes são direcionadas para o dirigente municipal de educação, Wank Medrado, e para a coordenadora do Fórum, Alexandrina Araújo.

O Fórum foi transmitido ao vivo pela TV Escola Juazeiro e está disponível no canal da Seduc no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=TZjS9-fBSaI).

 

 Ascom Seduc/PMJ