Eleição de Conselheiro Tutelares movimenta o domingo juazeirense e prefeita Suzana Ramos vota no Colégio Modelo. Leitores reclamam do desrespeito aos idosos

Neste domingo (1), acontece a eleição dos Conselheiros Tutelares de Juazeiro no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Os novos membros irão atuar no quadriênio 2024/2027. Vinte e um candidatos participam do processo, onde cinco serão escolhidos pelos eleitores de Juazeiro.

A prefeita Suzana Ramos compareceu ao local de votação nas primeiras horas de votação. De acordo com a gestora, o pleito do Conselho Tutelar é de extrema importância para assegurar os direitos da criança e do adolescente. 

"Fiz questão de vir votar logo cedo nesta eleição tão importante que vai escolher profissionais que trabalham diariamente para garantir a proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente, garantindo uma infância feliz e segura a todos eles", afirma a prefeita.

Logo na abertura dos portões, Maria de Fátima Rodrigues chegou para votar. Com quase 70 anos, a senhora reconheceu que o Conselho Tutelar é um órgão que promove a dignidade de quem precisa ser protegido e respeitado. "Eu entendo o compromisso de cidadania que a gente precisa ter. Porque a gente vive num mundo que precisa proteger as crianças, proteger os adolescentes que são o nosso futuro. Votei em quem eu achei que vai proteger meus netos e os netos dos outros," destacou.

A eleição ocorre até às 17h. Estão aptos a votar, os eleitores que estejam em dia com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sendo necessário apresentar o título de eleitor e um documento com foto. 

O Conselho Tutelar 

É órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei Federal Nº 8.069/90 e Lei Municipal Nº 2.558/15 e legislação correlata.

PS: Em contato com a reportagem da Rede GN vários leitores reclamaram que não estava sendo observada a leiq que estabelece prioridade para os que tem mais de 60 anos. Somente depois que os votantes reclamaram com a coordenação do evento foi estabelecida e respeitada a prioridade para os idosos.

Texto Karem Moraes – Ascom/PMJ com complemento da Rede GN