O espetáculo da floração dos Ipês em Juazeiro e Petrolina anuncia chegada da primavera

Começa no sábado (23), mais precisamente às 3h50 da madrugada, a primavera no hemisfério sul.

É neste horário que ocorre o chamado equinócio de primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração.

É também neste horário que acontece, no hemisfério norte, o equinócio de outono.

Segundo o Observatório Nacional, o que marca as estações do ano é exatamente a maneira como os raios solares incidem nos hemisférios.

“Além da temperatura, um dos efeitos que evidenciam as estações é a variação dos comprimentos dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte”, informou o Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

As estações são mais percebidas na medida em que se afastam da linha do equador - linha imaginária que divide os dois hemisférios. Assim sendo, as características de cada estação praticamente não existem nas regiões próximas a essa linha.

Gildo Jose da Silva, jovem multiplicador da agroecologia afirma que este período  é o auge da florada dos ipês, são diversas cores que colorem a caatinga, em meio à vegetação seca, o amarelo, o roxo, o rosa,  são as cores mais encontradas na região, as mesmas destacam-se e transformam as paisagens acinzentadas em cartões postais temporários da Caatinga.

A REDEGN sempre destaca neste periodo o "espetáculo da natureza" com a floração das árvores ipês em Juazeiro e Petrolina. Confira clicando AQUI. É primavera: Ipê-amarelo e outras florações invadem os espaços em Juazeiro e Petrolina (Clique AQUI). Ipê renova a paisagem de Juazeiro e Petrolina com florada amarela (Veja AQU)

redação redegn Foto Arquivo REDEGN Ney Vital