Prefeitura alerta população sobre os cuidados com escorpiões em Juazeiro

Esta época do ano exige um maior cuidado em relação aos escorpiões, pois o clima seco e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) alerta a população para os cuidados preventivos, a fim de evitar a proliferação de escorpiões no município, que por serem animais peçonhentos, podem causar acidentes graves, principalmente se as vítimas forem pessoas idosas ou crianças.

De acordo com o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, a importância de não acumular entulho e manter a limpeza de terrenos é fundamental, pois estes animais têm hábitos noturnos e se abrigam em locais escuros e úmidos. "As áreas mais propensas à infestação de escorpiões são aquelas próximas à borda da cidade, em bairros que fazem divisa com áreas de vegetação. O calor extremo faz com que esses animais busquem sombra e água, tornando as casas que margeiam essas áreas as mais afetadas. Terrenos baldios com acúmulo de lixo e vegetação também são locais de risco", disse Islédio orientando a população para não jogar restos de entulho e lixo nesses locais a fim de evitar infestações.

Denúncias-Os moradores podem denunciar a presença de escorpiões em áreas públicas através do WhatsApp da fiscalização ambiental: (74) 3612-3582. Uma equipe da Semaurb irá até o local para verificar a situação. A Semaurb oferece orientação técnica sobre como lidar com a infestação e como diminuí-la ou até mesmo eliminá-la. A equipe realiza a fiscalização de terrenos baldios, identificando os proprietários e notificando-os para manter a limpeza e evitar problemas.

Prevenção e controle-Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. O acidente, com pessoas, geralmente ocorre quando há contato com o animal, geralmente na mão ou no pé. Em caso de picada, a pessoa precisa procurar o hospital ou a unidade de saúde mais próxima. Se a vítima for menor de sete anos ou tiver mais de 60, deve ser encaminhada para atendimento de emergência, a fim de receber tratamento específico com soro antiescorpiônico ou antiaracnídeo.

Ascom PMJ