Brigada da Agrovale ajuda a apagar incêndios em cerca de 800 hectares de caatinga

A Brigada de Combate a Incêndios da Agrovale, formada por 18 profissionais, carros-pipa, máquinas do tipo patrol, motoniveladora, retroescavadeira e abafadores, ajudou o 9° Grupamento de Bombeiros Militar de Juazeiro (9º GBM), a apagar e controlar dois grandes incêndios, neste domingo (27) e segunda-feira (28), que queimaram aproximadamente 800 hectares da vegetação de caatinga no distrito de Pinhões, em Juazeiro, Norte da Bahia.

O primeiro sinistro foi debelado depois de cerca de 24 horas de fogo intenso, na região de Lagoa do Boi. O segundo incêndio começou na manhã de segunda-feira com as chamas que foram levadas pelo vento até a região dos Campos, (próximo a BA 210), perdurando em lugares distantes, íngremes e de difícil acesso de uma área também de caatinga.

Segundo o major comandante da Base Florestal do 9° grupamento, Tadeu Gomes, estão sendo investigadas as causas dos incêndios. "As altas temperaturas e a baixa umidade do ar são os fatores mais comuns, mas devemos levar em conta também o fato de que alguns agricultores utilizam a chamada queima de coivara, que dependendo dos ventos pode levar o fogo para outras áreas", ressaltou.

De acordo com o gestor de Colheita e Transporte da Agrovale, Ivonaldo Almeida, a Brigada de combate a Incêndios da empresa agiu com rapidez e presteza no atendimento às comunidades. "Assim que tomamos conhecimento dos sinistros formamos logo as equipes de trabalho e disponibilizamos nossa frota veicular. Tanto na Lagoa do Boi como nos Campos ajudamos o Corpo de Bombeiros, fornecendo água para abastecer as bombas costais e auxiliando na construção de uma linha molhada na base do contrafogo, além de providenciar alimentação e água gelada para os combatentes das chamas", concluiu, salientando que a ajuda às comunidades atingidas por incêndios faz parte do projeto de responsabilidade social e ambiental da Agrovale. A equipe da Brigada e o Corpo de Bombeiros seguem nas áreas dos incêndios, controlando e fazendo o monitoramento.

 


 

CLAS Comunicação & Marketing