Sobradinho: Professor da rede municipal é convocado pela Confederação Brasileira de Handebol para arbitrar a fase final dos Jogos Escolares da Juventude Brasileira, em São Paulo

Carlos Júnior Carvalho da Silva, conhecido como professor Caju, sempre foi apaixonado pelo esporte. Formado em Educação Física pela Faculdade de Santo Augusto, começou a atuar em escolas públicas em 2002.

Com formação e larga experiência em arbitragem, o professor da rede municipal de Sobradinho foi convocado pela Confederação Brasileira de Handebol para arbitrar a fase final dos Jogos Escolares da Juventude Brasileira na cidade de Ribeirão Preto – SP, que acontece entre os dias 11 e 17 de setembro de 2023. 

Ciente do desafio, Caju declarou que está pronto para encarar a nova missão.

"Ao longo dos anos, tive a honra de representar a cidade de Sobradinho e vivenciar experiências que me moldaram como pessoa e como profissional. Sei que arbitrar a semi- final dos Jogos Escolares da Juventude Brasileira será uma grande oportunidade para mim, porém estou ciente dos desafios que terei de enfrentar, pois participar de uma competição a nível nacional requer muita perícia e experiência para lidar com o nível de exigência daquele campeonato. No entanto, estou bastante confiante. Aproveito para parabenizar o prefeito amigo do esporte, Cleivynho Sampaio, pela realização dos jogos escolares que se encerraram neste mês de agosto. Que o incentivo de sua gestão ao esporte continue a inspirar outros jovens a perseguir seus sonhos e a contribuir para um mundo mais saudável e unido. Estou ansioso para o que o futuro reserva e grato por cada momento que vivi até aqui," agradeceu Caju.

O professor também desenvolve um projeto social que atende a mais de 30 jovens e adultos chamado "Caju Handebol Clube - CHbC" e funciona todos os domingos nas quadras Chico Nery.

Histórico

A convite do Diretor geral da Federação Baiana de Handebol, fez um curso de árbitro em Vitória, Espírito Santo, pela Confederação Brasileira de Handebol, órgão responsável pela organização dos eventos e representação dos atletas de handebol no Brasil. Integrando a equipe de arbitragem da Federação Baiana em 2010 e 2014 tornou-se arbitro a nível nacional.

O professor Caju atuou como árbitro em diversos campeonatos de handebol pelo país como no Campeonato Brasileiro de Handebol nas categorias Cadete, infantil, júnior e Adulto. Apitou um amistoso da seleção brasileira feminina da categoria júnior em São Bernardo dos Campos. Também em São Paulo, no Ginásio do Clube Pinheiros, arbitrou a semifinal do Campeonato Paulista de Handebol Masculino.

Em 2016 foi convidado para participar das atividades de arbitragem das Olimpíadas do Rio de Janeiro como ouvinte. Sendo convidado, em seguida, para apitar pela Liga Nacional de Handebol do Estado de São Paulo.

Em 2022 foi convidado para integrar a equipe de arbitragem dos Jogos Estudantis Brasileiros de Handebol realizado no Rio de Janeiro.

Ascom PMS