Prefeitura de Juazeiro anuncia cadastramento para emissão da Carteira de Identificação para autistas

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), inicia a partir da próxima segunda-feira (07), o cadastramento para emissão da Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O cadastro será feito seguindo a ordem alfabética do primeiro nome da pessoa com autismo.

A CIPTEA, instituída no município através da Lei 3.118/ 2023, garante direitos como, a prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento será disponibilizado a crianças e adultos independentemente do grau de autismo.

Segundo a superintendente de Atenção Básica da Sesau, Lorena Andrade, a estimativa é que sejam emitidas cerca de 500 carteiras. "Para oferecermos agilidade e conforto às pessoas com autismo e seus responsáveis, resolvemos dividir o cadastramento em blocos, seguindo a ordem alfabética. Caso uma família tenha mais de uma pessoa com o espectro ela poderá fazer o cadastro de todos no mesmo dia. Por exemplo: Uma mãe tem dois filhos, um com o nome que comece com a letra A e outro J, ela poderá fazer os dois cadastros em um único dia" explicou.

Calendário para cadastramento-Os cadastros serão realizados na Secretaria de Saúde, localizada no Shopping Águas Center, na avenida Adolfo Viana, S/N, das 8h às 14h, seguindo o cronograma abaixo:

Nome iniciado com a letra A: 07 a 09 de agosto
Nome iniciado com a letra B: 10 de agosto
Nome iniciado com a letra C ou D: 11 e 14 de agosto
Nome iniciado com a letra E ou F: 15 a 16 de agosto
Nome iniciado com a letra G: 17 de agosto
Nome iniciado com a letra H ou K:  18 de agosto
Nome iniciado com a letra I ou J: 21 a 23 de agosto
Nome iniciado com a letra L: 24 e 25 de agosto
Nome iniciado com a letra M ou N:  28 e 29 de agosto
Nome iniciado com as letras O, P, Q ou R: 30 e 31 de agosto
Nome com as letras S, T, U W, Y ou Z: 01, 04 e 05 de setembro

Documentos-Para realizar o cadastro a pessoa autista ou seus responsáveis precisam levar os seguintes documentos: Laudo Médico que aponte o Transtorno do Espectro Autista, CPF, RG ou Certidão de Nascimento, comprovante de endereço, uma foto 3x4 recente e RG e CPF dos responsáveis.

Lorena Andrade ainda destacou a necessidade do comparecimento da pessoa com autismo no ato do cadastro "Para emissão da carteirinha precisamos colher a assinatura ou impressão digital, por isso é necessário que a pessoa com autismo compareça, mesmo no caso das crianças. Também é necessário informar o tipo sanguíneo para inclusão da informação no documento", comentou.

 

Ascom Sesau - PMJ