Violência contra a Mulher: Após 3 meses, grupo que conscientiza homens agressores encerra primeiro ciclo de 2023

Após três meses de formação com a proposta de conscientizar homens agressores de mulheres, o Grupo de Reabilitação em Relações Interpessoais (GRRI), da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), finalizou nesta segunda-feira (31) o primeiro ciclo de 2023. O GRRI é uma estratégia de combate à violência contra a mulher por meio da conscientização e reflexão de homens agressores.

As reuniões dialogavam sobre as diversas formas de violência contra a mulher e mostravam como combater tais atitudes criminosas a partir dos próprios agressores.

A técnica Social da Diretoria da Mulher, Mirian Bernardo, destacou que foi notório como o GRRI mudou a visão dos homens que cometeram violência doméstica e familiar. "A maioria chegou aqui sem entender o porquê estavam neste grupo. Após estes três meses eles trouxeram os relatos de mudança no comportamento e na mentalidade em relação ao convívio familiar", disse Miriam.

O GRRI-O grupo trabalha a família de forma integral. A mulher agredida é atendida pela rede de proteção e os homens agressores são encaminhados pela vara da Violência Doméstica e Familiar de Juazeiro para serem trabalhados também. O GRRI ficou desativado durante a pandemia e foi reativado em 2023 na gestão Suzana Ramos. Em maio deste ano, a Diretoria da Mulher da Sedes reuniu-se com o Ministério Público da Bahia (MPBA) para apresentar o projeto-piloto de reativação do grupo.

 

 

 Ascom Sedes/PMJ