Mostra de Rádio é um dos principais destaques na Expocrato 2023

Há 100 anos, o rádio como conhecemos hoje tinha as primeiras ondas sonoras transmitidas no Brasil, e Roquette Pinto, nome importante para a radiodifusão brasileira, previa o sucesso deste meio de comunicação. Porém, a ação de comunicar a partir do som nasceu em solo brasileiro ainda em 1899, com o inventor do rádio, o Padre Roberto Landell de Moura.
Um pedaço desta paixão pelo Rádio pode ser admirado no Festival Expocrato 2023 que teve início no domingo (9) e segue até o dia 16 de julho no Crato, município do Cariri cearense.

Trata-se da Exposição, acervo pessoal,  do radialista e Jornalista Antonio Vicelmo proporcionando aos visitantes do evento uma "visão dos aparelhos radiofônicos". Os destaques ficam com os modelos dos Rádios que além de serem bem raros e específicos, eles são esteticamente muito bonitos

Na exposição é possível encontrar Rádios da década de 40 e 50 e lógico os mais modernos, sintonia em FM. Encontramos o ABC A Voz de Ouro, Transglobe, Semp,  Caravelle, Motoradio, Philco 8 faixas.

O jornalista, radialista e escritor, Antônio Vicelmo do Nascimento, ganhou recentemente a Medalha do MéritoBárbara de Alencar, a mais alta honraria concedida pelo poder público municipal cratense, às pessoas que prestaram relevantes serviços ao Município.

Com mais de cinco décadas de atuação na imprensa, Vicelmo é também advogado e poeta, sendo um dos grandes divulgadores da cultura brasileira, cearense e nordestina, destacando de forma relevante o Município do Crato, através de sua atuação como comunicador.

Por mais de três décadas trabalhou como repórter do Jornal Diário do Nordeste, além de ter atuado na TV Verdes Mares, também do Sistema, tendo sido correspondente através da sucursal do jornal, instalada na rua Tristão Gonçalves, em Crato. 

Ele inspirou a criação do caderno Regional do DN, pela ampla valorização da cultura regional e das riquezas do Cariri. Recentemente publicou a sua biografia, com o título "E Era Só… 50 anos de jornalismo",relatando a sua trajetória profissional.

Vicelmo é também um dos jornalistas que durante todos os anos de atuação em sua trajetória profissional, deu voz aos movimentos sociais da região, além dos grupos de tradição cultural, expandido a divulgação desses grupos.

Filho de Vicente Anselmo do Nascimento e Maria Do Carmo Simplício, Antônio Vicelmo do Nascimento nasceu em 10 de janeiro de 1942, em Brejo Santo, na região do cariri cearense. 

O jornalista e radialista e é casado com a bióloga Marisa Maria Rolim do Nascimento, com quem teve quatro filhos: Paulo Ernesto Arrais do Nascimento, João Ricardo Arrais, Marcos Eduardo Arrais e Pedro Henrique Arraes, falecido. Iniciou sua vida profissional como radialista na Rádio Araripe do Crato. Trabalhou na Ceará Rádio Clube, rádio Verdes Mares, TV Ceará e TV Verdes Mares. Foi editor do matutino Pré-nove e um dos fundadores do jornal Diário do Nordeste, o qual participou da cobertura de entrega dos documentos solicitando a reabilitação do Padre Cícero, no 

Atualmente Antonio Vicelmo trabalha na Rádio SomZoom Sat 

Espaço Leitor Foto redegn Ney Vital