90% dos sinistros de trânsito são causados por falhas humanas, revelam especialistas no I Seminário Estadual de Trânsito da Bahia

90% dos sinistros de trânsito acontecem por falhas humanas. Velocidade é a causa número um de acidentes no Brasil. O uso do celular se tornou a terceira maior razão de lesionados e mortos no trânsito em todo o país. Bebida e direção se transformam em coquetel explosivo.

O álcool aparece como segundo maior motivo desses sinistros. Parece um cenário de guerra, mas na verdade, são informações trazidas por especialistas no I Seminário Estadual de Trânsito, promovido pelo Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), que ocorreu durante esta quarta-feira, 17, na Assembleia Legislativa da Bahia, em alusão ao Maio Amarelo.

O evento contou com especialistas de todo o Brasil. Anfitrião, o diretor-geral do departamento, Rodrigo Pimentel, falou da importância do debate sobre o tema e o que o cenário atual é de melhorias. "Para nós baianos é muito gratificante reunir, nos 10 anos do Maio Amarelo, especialistas para debater o trânsito. Trago, em nome do Governo do Estado, a mensagem de que vamos continuar trabalhando com educação, fiscalização e normatização para alcançarmos um trânsito ainda mais seguro", pontuou.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário de Administração (SAEB), Edelvino Góes, falou sobre a necessidade da inter-relação entre os agentes do trânsito. "Queria trazer em nome do governador uma palavra de que nós precisamos envolver cada vez mais a educação para transformação também no trânsito. É preciso que cada vez mais a gente promova atividades como essa para que órgãos, entidades, associações e a sociedade civil possam trabalhar em prol dessas políticas públicas", enfatizou.

O seminário

As apresentações contaram com o mestre em Sociologia (UnB) e especialista em segurança no trânsito, Eduardo Biavati (RS) - com a palestra "Mobilidade sustentável e segurança no trânsito: o desafio sobre duas rodas".

Do Distrito Federal (DF), o pós-doutor em segurança de trânsito, David Duarte Lima, apresentou "Como reduzir em 50% o número de mortos em cinco anos".  Entre os baianos, o advogado e presidente da comissão de trânsito da OAB-BA, Danilo Oliveira, que também é o fundador do IBDTrânsito falou sobre a importância do Maio Amarelo. O também pós-doutorando em difusão do conhecimento, educação para o trânsito e políticas públicas, Elísio Souza Melo, trouxe como temática "A conscienciologia e a educação para o trânsito".

De forma lúdica, os participantes também assistiram à uma apresentação de performance teatral e esquete musical alusivas à responsabilidade no trânsito.

O seminário contou com o apoio da Fenasdetran, OAB-BA, ALBA, UPB e Abramet. Também participaram entidades e órgãos como a Secretaria de Segurança Pública – com a Polícia Militar (PM), a Secretaria de Turismo (SETUR), Polícia Rodoviária Federal, agentes de trânsito de diversos municípios e a sociedade. Deputados estaduais também estiveram presentes na mesa de debates.

10 anos Maio Amarelo

São 10 anos do movimento Maio Amarelo.  Com o slogan "No Trânsito, escolha a vida", o Detran-BA realiza, em parceria com outros órgãos e com a sociedade civil, diversas atividades durante todo o mês de maio.

O departamento está com a campanha "Não seja um monstro no trânsito". Na sede do órgão, palestras para os candidatos à primeira habilitação, além da distribuição de panfletos educativos.

Detran-BA | Foto: Itailuan dos Anjos