Preços abusivos em passagens aéreas chamam atenção de passageiros que fazem rota Salvador/Petrolina x Recife/Petrolina. Confira.

Foto: José Cruz / Agência Brasil

Quatro mil seiscentos e noventa reais (R$ 4.690,00). Este é o preço final de uma passagem aerea que o usuário paga para uma viagem entre Salvador e Petrolina. Quem precisa ir a Recife de avião o preço cobrado é 3.825,00. Os consumidores consideram o valor um absurdo.

A REDEGN realizou uma pesquisa na busca de compreender o elevado valor. Especialistas apontam que "alta do petróleo fizeram preços dispararem. E analistas avisam que tarifas seguirão altas por muito tempo". 

As empresas atribuem a alta ao aumento do preço do querosene, o principal custo de operação. O combustível teve forte alta em 2022, mas o preço atual está 18,2% mais baixo do que há um ano, na média global, segundo dados da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

No início deste ano, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou que o programa "Voa Brasil" — que prevê passagens aéreas a R$ 200 deve começar em agosto, e o anúncio será feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ministro estima que hoje o transporte aéreo está restrito apenas a 10% da população. A expectativa com o programa, é que as empresas tenham 5 milhões de novos passageiros. Isto será feito através da ociosidade dos voos no 2º semestre.

Redação Rede GN / Foto: José Cruz / Agência Brasil