Renato Brandão fala sobre Dia Municipal do Choro e cobra a valorização da cultura em Juazeiro

Buscando incentivar cada vez mais as ações culturais no município de Juazeiro, Durante sessão desta quarta-feira (26), o vereador Renato Brandão (PL), utilizou a tribuna e falou sobre o Dia Nacional e Municipal do Choro.

O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, uma das figuras exponenciais da música popular brasileira, e em especial do choro.

O choro entra na cena musical brasileira em meados e finais do século 19, e nesse período se destacam Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Inicialmente, o gênero mesclava elementos da música africana e européia e era executado principalmente por funcionários públicos, instrumentistas das bandas militares e operários têxteis. O termo choro resultaria dos sons plangentes, graves (baixaria) das modulações que os violonistas exercitavam a partir das passagens de polcas que lhes transmitiam os cavaquinistas, que induzem a uma sensação de melancolia.

Desde 2014, o artista Silas França promove em Juazeiro, um evento em comemoração ao Dia Nacional e Municipal do Choro.

Durante o seu discurso, Renato Brandão falou sobre a importância de valorizar a cultura do município, além de apoiar eventos como este promovido por Silas.

Ao fim da sessão, o vereador Renato Brandão convidou a população, junto com Silas França e Jasiel Barbosa, para participar do evento comemorativo, que este ano vai acontecer no no mês de Julho, devido a uma viagem de Silas, impossibilitando a realização do evento no dia 23 de abril.

Caíque Lima/Ascom Renato Brandão