Saúde mental: UPAE Petrolina participa de discussão sobre a rede de assistência às emergências psiquiátricas

A supervisora do serviço social da UPAE Petrolina, Nazaré Cunha, e o enfermeiro gerente da epidemiologia. Wanderson Lima, participaram, no último dia 18, de uma reunião para Tratativa Sobre Protocolo de Atendimento a Tentativa de Suicídio e Emergências Psiquiátricas.

O momento foi proposto pelo Quarto Grupamento de Bombeiros de Petrolina (4º BM). "A rede assistencial de saúde está discutindo mais amplamente o papel dos serviços no acolhimento às emergências psiquiátricas e isso é muito positivo, pois a gente não só cria referências, como estabelece fluxos e protocolos", esclarece Nazaré.

Quem visitou a Unidade foi o 2º Tenente do 4º BM, Patrick Miranda Barbosa. "Ele veio conhecer a nossa UPA 24h para entender melhor o nosso perfil de atendimento e tem se reunido com representantes da Policia Militar de Pernambuco, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU), com o propósito de avaliar e alcançar de forma conjunta o melhor entendimento para elaboração e estabelecimento de um protocolo de atendimento operacional para tentativas de suicídio e emergências psiquiátricas em Petrolina", complementa.

Para a coordenadora interdisciplinar da UPAE, a iniciativa representa um grande avanço: "Ainda temos muitas lacunas no que diz respeito à saúde mental, por isso ficamos felizes com esse interesse dos órgãos de segurança e serviços de saúde. O objetivo é estabelecer referências dentro da rede e tornar o atendimento cada vez mais humanizado".

Ascom UPAE