Cantor Waldonys recebe Título de Cidadão de Exu, Terra de Luiz Gonzaga e visita Projeto Asa Branca

O cantor e compositor Waldonys foi agraciado na noite de quarta-feira (19) com o título de Cidadão de Exu, Pernambuco, Terra de Luiz Gonzaga.,O Título de Cidadão Exuense concedido a Waldoys foi um projeto aprovado por unanimidade e teve autoria do vereador Junior Pinto.

Waldonys é um nome reconhecido na música popular brasileira, tendo lançado diversos álbuns e participado de projetos importantes ao longo de sua carreira. Sua relação com a cidade de Exu, localizada no interior de Pernambuco, é muito próxima, tendo sido homenageado em outras ocasiões pela comunidade local.

Oficialmente o título de exuense é uma honraria que reconhece a contribuição para a cultura e a história da cidade.

HISTÓRICO: Waldonys nasceu em Fortaleza em 1972, começou a tocar acordeon ainda criança. Suas referências musicais foram construídas bebendo na fonte dos menestréis da sanfona no Nordeste, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, seu padrinho de profissão.

Conhecido no meio musical e entre familiares e amigos como um amante da música e também da arte de voar, Waldonys cruza os céus em arrojadas manobras acrobáticas a bordo do seu avião e em seus saltos de paraquedas, no qual já contabiliza mais de 3 mil saltos, fazendo assim da atividade aeronáutica uma arte. Hoje, há shows conjugados: um nos céus; outro nos palcos.

Waldonys fez uma visita ao Projeto Asa Branca.

PROJETO ASA BRANCA-O projeto Asa Branca ensina as crianças a tocar sanfona e é mantido pela Fundação onzagão, entidade criada em 2 de março de 2000 pelo então promotor de Justiça de Exu, Francisco Dirceu Barros, entre outros cidadãos.

 “O doutor Francisco era um apaixonado pela cultura gonzagueana, e foi dele a ideia da Fundação. O objetivo é prestar atendimento a crianças e adolescentes, especialmente as carentes, utilizando a arte e a poesia de Luiz Gonzaga para sua promoção social”, explica a professora aposentada Marina Santana.

“Do ano 2000 até agora, mais de 800 crianças passaram pelo projeto, que inicialmente, além de música, oferecia oficinas de artesanato, dança e poesia. Algumas delas se destacam atualmente tocando sanfona e se apresentando em grupos regionais, “O importante é incentivar as crianças a valorizar a cultura gonzagueana e a promover o município de Exu”, enfatiza a professora Aline Justino.

A vice presidente do Projeto Asa Branca também acrescenta que "é necessário doações e novos projetos, parceiros que possam também garantir a  possibilidade do Projeto ganhar novos instrumentos para facilitar o aprendizado das alunas e alunos".

Redação redegn Foto redes sociais