RedeGN - Diocese de Juazeiro lança Jubileu de Ouro

Diocese de Juazeiro lança Jubileu de Ouro

Na próxima quinta-feira (21) a Diocese de Juazeiro fará o lançamento do Ano Jubilar que comemora os 50 anos de sua fundação pelo papa João XXIII, em 1962. Uma Missa Solene será celebrada na Catedral às 19h30 contando com a presença de todos os padres da Igreja Local para marcar a data e iniciar o tempo festivo. No dia anterior (20) haverá um pré-lançamento para a imprensa, durante um café da manhã promovido pela Diocese também na igreja Catedral. O evento terá a presença do Bispo Diocesano, Dom José Geraldo, além de padres e representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica na região. 

Segundo Dom José Geraldo toda a comunidade católica da Diocese – que compreende nove municípios do norte baiano, totalizando 14 paróquias – já está convocada para viver com intensidade o tempo de Jubileu de Ouro. O período comemorativo vai se estender até setembro de 2012, encerrando-se com a Festa de Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro e também da Diocese.  “Este é um tempo de ação de graças pela presença de Deus em nossas vidas e pelo dom da vida de tantos irmãos e irmãs que fizeram a caminhada do Povo de Deus, nesta Igreja Particular de Juazeiro. É um tempo de confraternização na oração, na festa, na partilha e na solidariedade”, escreve o Bispo Diocesano em uma Carta Circular dirigida a todos os católicos da região. 

De acordo com a equipe de organização do Jubileu, o período contará com diversas iniciativas que devem movimentar a vida das paróquias, pastorais e grupos de leigos. A ação mais visível será a peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Grotas por todos os municípios que compõem a Diocese. A estátua da Virgem Maria, símbolo da fé e unidade dos cristãos católicos, deve permanecer durante um mês em cada paróquia, visitando inclusive comunidades mais distantes, na zona rural e na periferia das cidades. 

O Ano jubilar também será um incentivo para que os católicos se tornem mais missionários. “Estamos organizando uma grande missão envolvendo grupos de fiéis. Nosso objetivo é que todas as famílias católicas da Diocese sejam visitadas e abençoadas. Nossos missionários irão onde o povo está para levar uma mensagem de paz, a Palavra de Jesus”, disse Padre José Filipe Pulpahyil, membro da equipe de organização do Jubileu. 

Por Mirrail Menezes