Secretaria de Educação de Juazeiro pede investigação para punir quem está disseminando Fake News sobre ataques em escolas municipais

Uma onda de ameaças de agressão em escolas pelo Brasil gerou enorme preocupação em pais de alunos, inclusive, em Juazeiro (BA);

No RJ Notícias da Rádio Juazeiro nesta terça-feira (11) Ana Lúcia Santos da Silva da comunidade de Lagoa do Meio, distrito de Massaroca, mãe de aluna, liderança comunitária expressou preocupação e cobrou um posicionamento da Secretaria Municipal de Educação e Juventude.

Após unidades escolares de Palmares, Arcoverde e Recife sofrerem intimidações no domingo (9), representantes das secretarias de Educação e Esportes e de Defesa Social de Pernambuco prometeram se reunir com os gestores das Gerências Regionais de Educação nesta terça-feira (11).

O horário não foi divulgado. A SDS deve ouvir o que está sendo disseminado, e posteriormente adotar ações para o emprego nas escolas.

Após os ataques ocorridos nas últimas semanas em escolas pelo Brasil, o Governo Federal lançou um canal para denúncias sobre informações de possíveis ameaças e ataque às escolas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

Já em Pernambuco, o Estado, pede qualquer informação a respeito de uma possível ação criminosa seja denunciada através do 190, que funciona 24h e as informações também ficarão sob sigilosas.

Um suspeito foi detido nesta segunda-feira (10) em Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano, acusado de espalhar boatos de ataque a escolas da cidade. Agentes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) localizaram o suspeito em uma escola local após receberem informações de uma possível ação criminosa.

O homem, que não teve nem identidade nem idade reveladas, prestou depoimento em uma delegacia. A Polícia Civil informou que as investigações seguem em curso, com monitoração das redes sociais.

NOTA DA SEDUC

A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) tranquiliza a comunidade e ressalta que está trabalhando efetivamente para manter a ordem e segurança necessárias para o bom andamento das atividades pedagógicas que seguem normalmente.

Entre as ações realizadas pela Seduc para garantir a segurança nas escolas da rede estão a presença da Ronda Escolar da Polícia Militar, que redobrou a atenção no entorno das instituições de ensino, e a realização de momentos formativos sobre estratégias de prevenção e controle da violência escolar.

A Seduc reitera que o mesmo conteúdo que tem assustado os pais, além de ser falso (fake News), tem sido compartilhado em todo o país de forma arbitrária, e que as providências estão sendo tomadas junto aos órgãos de segurança, de todas as esferas de governo, no sentido de investigar, identificar e punir o(s) autor(es) deste tipo de crime.

Da Redação RedeGN Foto Geraldo José