Secretário Wallison Tum fala do setor agropecuário na Assembleia Legislativa da Bahia

Convidado pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), Wallison Tum, apresentou, na manhã desta terça-feira (4), o planejamento de sua pasta para o incremento dos negócios do campo no estado.

A sessão foi realizada na Assembleia Legislativa (ALBA), em Salvador, sendo dirigida pelo deputado estadual Manuel Rocha, presidente da comissão que teve ao seu lado o seu vice-presidente, o deputado Ricardo Rodrigues (PSD).  

O secretário Wallison Tum destacou o momento de parceria entre a SEAGRI e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em ações conjuntas que vêm dando nova dimensão ao agronegócio baiano, em entendimento de que o setor é formado tanto pelos grandes empreendedores do campo quanto pela chamada agricultura familiar. 

Wallison Tum também frisou a necessidade de se discutir a infraestrutura da Bahia para o agronegócio. "Temos que atentar para gargalos como o escoamento da produção e a necessidade de se resolver problemas de fornecimento de energia para os empreendimentos agropecuários. Hoje a Bahia não recebe mais investimentos por conta de carências em nossa infraestrutura", comentou o secretário. 

Acompanhado na mesa pelos superintendentes de Desenvolvimento Agropecuário e de Política do Agronegócio da Seagri, respectivamente Adriano Bouzas e Claudemir Santana, Wallison Tum também trouxe à comissão dados sobre o setor agropecuário na Bahia, responsável por cerca de 1/4 do PIB, 1/3 dos empregos e metade das exportações do estado. 

Da Seagri, também estiveram presentes o chefe de gabinete da secretaria, Luiz Resende, e a assessora especial Keyla Soares. 

Além de Manuel Rocha e Ricardo Rodrigues, também fazem parte da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia os deputados Eduardo Salles (PP), Manuel Rocha (UNIÃO), Fátima Nunes (PT), Marquinho Viana (PV), Pedro Tavares (UNIÃO), Ricardo Rodrigues (PSD) e Tiago Correia (PSDB).    

Texto e foto: Ascom Seagri