Agricultura Familiar do distrito de Massaroca celebra no próximo sábado (25) a conquista do Quiosque da Umbuzada

As famílias agricultoras do distrito de Massaroca, em Juazeiro, vão contar  com um espaço de comercialização dos produtos de 24 famílias que integram a Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama). O "Quiosque da Umbuzada" será inaugurado 

no próximo sábado (25) e possibilitará à população local, visitantes e às pessoas que trafegam pela BR 407, uma diversidade de itens agroecológicos.

"Os ovos, as galinhas caipiras, os doces e as geleias são alguns produtos que a gente vai colocar no quiosque. Vai ajudar na comercialização dos produtos, agregando valor", destaca a secretária da Coofama, Ana Lúcia Silva.

"Pra mim que sou um produtor de ave de postura, vai ser mais um ponto de apoio. Nosso gargalo era o escoamento de nossos produtos e com esse quiosque vai ser muito bom, vou ter onde vender. Só tenho a agradecer, é mais uma conquista", também celebra o cooperado Rogério Serafim.

A construção desse quiosque é resultado das ações de assessoria técnica desenvolvidas com as famílias agricultoras, o que evidencia a importância das políticas públicas de Ater para a melhoria da qualidade de vida no campo, principalmente no fomento de espaços que possibilitam e potencializam o escoamento do excedente da produção. "Era um sonho da Cooperativa ter um lugar para comercializar os nossos produtos dentro do distrito. E aí, quando chega a assessoria técnica do Irpaa, junto com o projeto Pró-Semiárido, através da CAR e o Fida, a gente vê esse sonho se realizando", celebra Ana Lúcia.

A programação festiva de inauguração começará às 7h com a realização da feira mensal de produtos agroecológicos no distrito e, ao longo da manhã, vai contar com a abertura do Quiosque e a degustação de alimentos, com destaque para a umbuzada. Também acontecerão apresentações culturais do músico Ildemar Voz e Violão e das bandas Xerim de Xiqueiro e Novo Swing.

Essas ações de assessoria técnica junto às famílias agricultoras, à Coofama e de fomento para a construção do espaço, são viabilizadas através do projeto Pró-Semiárido, que é executado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). O projeto é uma realização do Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos via acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). 

O Quiosque da Umbuzada recebe também o apoio de diversas entidades, como a Central de Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga).

Eixo Educação e Comunicação do Irpaa