UAVS sobre acidente envolvendo ônibus com estudantes na região do Salitre: "O risco já vinha sendo alertado por moradores e lideranças há anos".

UAVS - União das Associações do Vale do Salitre se manifestou na manhã desta segunda-feira (13) sobre o acidente ocorrido na região com alunos da rede estadual de ensino. Diz a nota:

Ônibus que transportava estudantes adolescentes de comunidades do Salitre para escolas estaduais na cidade caiu hoje no Dreno do Projeto de irrigação nas imediações da comunidade de Sabiá II, baixo Salitre.

O risco já vinha sendo alertado por moradores/as e lideranças há anos, uma vez que o dreno foi construído muito próximo às comunidades e estradas e não possui nenhuma forma de proteção. Somado a isso, as péssimas condições da estrada causou um problema mecânico e o motorista veio a perder o controle.

O dreno estava com água, o que provocou aflição ainda maior no grupo de estudantes. Houve pessoas feridas, as quais foram socorridas pela Samu. Familiares e comunidade em geral estão gratas por não ter tido vítima fatal e não ter sido com veículo que transporta crianças pequenas.

A comunidade faz apelo à gestão municipal para que seja feito um trabalho rigoroso de recuperação das estradas de todo o Vale do Salitre, o que exige colocação de barras de proteção em alguns trechos como canais e bancas, lombadas, passagens lavadas, manilhas, sinalização, etc. A última vez que foi feito um trabalho melhor mas estradas do Vale foi na década de 1980. De lá para cá, tem sido realizado apenas serviço de tapa buraco e patrolamento, o que se destrói logo nas primeiras chuvas.

Há também reclamações acerca do estado de alguns veículos que transportam estudantes das escolas da rede municipal, a exemplo do Junco (sede) e de seuper lotação em alguns casos. Em Campo dos Cavalos, estudantes da extensão do colégio Rotary que residem na área do Perímetro Irrigado chegam a passar uma semana sem ir ao colégio quando o veículo quebra, uma vez que não há preocupação do proprietário em substituir.

Desde o mês de março de 2022, há um ano portanto, a UAVS sinalizou interesse em se reunir com a prefeita Suzana Ramos para tratar destes e de outros problemas das comunidades do Salitre, mas até o momento a entidade não foi recebida pela gestora, que se comprometeu pessoalmente com membros da diretoria que faria essa reunião.

Da Redação Rede GN