“Democracia e civilização: Vida digna ao povo do Sertão” é tema 19ª edição do Antônio Conselheiro Vivo

Com o tema “Democracia e civilização: Vida digna ao povo do Sertão”, a 19ª edição do evento Conselheiro Vivo movimenta o calendário cultural de Quixeramobim, Cea´r de 02 a 13 de março próximo. 

O evento, que ressalta a memória e as novas imaginações que se ligam a Antônio Conselheiro, quixeramobinense e líder do movimento de Canudos, tem a participação da unidade Sesc Ler daquele município.

Quixeramobiense, nascido em 13 de março de 1830, Antônio Vicente Mendes Maciel, ou Antônio Conselheiro, tornou-se famoso ao liderar habitantes de um pequeno vilarejo no sertão da na Bahia, conhecido pelo nome de Arraial de Canudos, de 1893 a 1897, em revolta popular contra o governo da época. 

O evento Conselheiro Vivo segue com uma das atividades mais significativas na programação cultural social e educacional do município que se orgulha por ser a terra dessa personalidade, validando cada vez mais a importância de sua história e preservação da memória.

Intercâmbio Quixeramobim e Canudos

A edição desse ano do Conselheiro Vivo conta novamente com a participação de convidados de Canudos (BA). A iniciativa tem o objetivo de aproximar culturalmente as duas cidades, com o fluxo de artistas, estudiosos e interessados na temática Conselheiro-Canudos.

Na sexta-feira, 10 de março, o historiador e pesquisador João Batista Lima e o professor de Literatura, João Ferreira Damião, participarão de rodas de conversa sobre o cancioneiro de Canudos e a Guerra de Canudos, respectivamente. O secretario de Cultura de Canudos, Roberto Gama, e a coordenadora técnica pedagógica da cidade e primeira-dama, Josileide Valença, também estarão entre os convidados do evento.

No mesmo dia, às 18h30, na Casa de Antônio Conselheiro, representantes do Governo da Bahia e do Ceará participarão da Roda de Conversa “Ceará e Bahia: tramas de Quixeramobim e Canudos”. Após o debate, serão firmadas parcerias formais entre o Ceará e a Bahia com o objetivo de intensificar o intercâmbio cultural entre os dois Estados. 

Desde 2007, o intercâmbio entre as duas cidades vem sendo realizado por iniciativa de integrantes da ONG IPHANAQ. Anualmente, canudenses participam do Conselheiro Vivo e quixeramobienses participam das festividades da Romaria de Canudos em outubro.

Serviço:
Conselheiro Vivo 2023 (19ª edição) – Sesc Ler Quixeramobim
Data: 2 a 13 de março
Informações: (88) 3441.1402

Redação redegn Foto redes sociais