Morre Roque Aras, pai do procurador-geral da República

O pai do procurador-geral da república, Augusto Aras, Roque Aras, morreu aos 91 anos. A informação foi confirmada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA), nesta terça-feira (28). Não há informações sobre a causa da morte.

Roque Aras era advogado e foi secretário da OAB-BA e procurador-geral de Salvador. Ele também foi juiz do Trabalho e instalou a 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador.

O pai de Augusto Aras foi vereador de Feira de Santana, deputado estadual, deputado federal, presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) Na Bahia e candidato ao Senado, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

O advogado foi aprovado no primeiro concurso para a Advocacia Geral da União (AGU). É homenageado pela Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI) com os prêmios Roque Aras para monografia de advogados da União.

Em nota, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, onde Roque Aras foi diretor financeiro do IGHB, também lamentou a morte.

Autor de livros e dezenas de publicações da área contábil e financeira, o contador, economista e atuário, auditor fiscal do Tesouro Nacional aposentado, professor doutor em Ciências Contábeis pela Ufba, além de lecionar na universidade federal, Wilson Sardinha também foi professor da Faculdade Baiana de Ciências Contábeis e da Faculdade Visconde de Cairu.

Foi agraciado com a Medalha e o Diploma do Mérito Bernardino de Souza, da Casa da Bahia, em 2016, além da Medalha do Mérito Contábil Militino Rodrigues Martinez. Criou, no Brasil, a Contabilidade Tributária, em 1973, e a História do Pensamento Contábil, em 1996.

Um livro comemorativo aos 125 anos de fundação do IGHB, de autoria dos professores José Nilton Carvalho Pereira, Wilson Thomé Sardinha Martins e Nilson Joau, foi lançado em 2019. A publicação inclui síntese histórica, fotografia, lista de associados e a diretoria de 1894 a 2019.

Roque Aras deixa a esposa, Nélia Pimentel, e os filhos, Augusto Aras, Lina Maria, Roque Aras Júnior, Wanessa Maria e Viviane, além de netos, bisnetos e sobrinhos.

O sepultamento será nesta terça-feira (28), às 17h, no cemitério Campo Santo em Salvador.

g1 Ba Foto reprodução redes sociais