União entre APLB, associações e demais entidades busca garantir direitos para trabalhadores em educação

A unificação de interesses tendo em vista a conquista da manutenção de direitos assegurados de trabalhadores em educação ativos e aposentados do município de Juazeiro, bem como dos demais servidores municipais, está dando um novo formato às reuniões e assembleias realizadas pela APLB Sindicato neste ano de 2023. O objetivo é fortalecer a luta de profissionais de diversas categorias do município de Juazeiro que, além de suas pautas individuais, possuem em comum assuntos que podem e devem ser tratados com a firmeza da união de todos.  

Para dar sustentabilidade a essa ideia, uma assembleia foi realizada na sede da APLB Sindicato com participação de associações e entidades sindicais a exemplo de ATEPAAJ (Associação dos Trabalhadores da Educação Pensionistas Aposentados e Ativos de Juazeiro), AGMJ (Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro), Sindicato dos Trabalhadores e Agentes de Saúde e Endemias de Juazeiro (Sintase) e Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas Municipais de Juazeiro.  

Os representantes das entidades sindicais e associações presentes colocaram em discussão assuntos como a data base salarial - que é uma pauta unificada de todas as categorias; a paridade dos aposentados associados ao Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) – a prefeita deu ano passado 26,01% de reajuste para os professores ativos, mas os aposentados receberam apenas 11%. Além disso é preciso definir a questão dos avanços da carreira, já pagos aos professores, mas que outras categorias ainda não receberam e esperam desde o mês de dezembro.  

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Agentes de Saúde e Endemias de Juazeiro (Sintase) Sérgio Ricardo Lima dos Santos, assegura que a união entre as associações e sindicatos nesse momento é um passo importante no intuito de defender os interesses coletivos das categorias que integram os quadros de efetivos e contratados do município. "Gostei do posicionamento de todos diante das situações relatadas e temos que ter a consciência de que essa unificação de interesses e forças sindicais deve ser pensada para pensar nos interesses do grupo", ressaltou.

Para a diretora da ATEPAAJ (Associação dos Trabalhadores da Educação Pensionistas Aposentados e Ativos de Juazeiro), Maeth Soares é importante essa reunião de sindicatos e associações, "pela busca dos direitos da campanha salarial negados ou tirados pela atual gestão e que tem trazido muito sofrimento aos professores aposentados. Além disso é preciso haver diálogo e os profissionais contemplados e valorizados pela gestão quanto aos salários, vencimentos e direitos conquistados ao longo do tempo". 

Ela enfatiza ainda que "o diretor da APLB Gilmar Nery relatou muito bem toda essa pauta que é comum a todos e vamos lutar com muita garra para sermos valorizados. Vamos aguardar agora que a prefeita nos receba numa mesa de negociação e escute nossas reinvindicações".  

Um ofício já foi encaminhado à prefeita Suzana Ramos solicitando uma reunião para que haja uma discussão acerca dos assuntos relacionados. E, de acordo com o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery, o momento é decisivo, pois as questões colocadas em discussão precisam de definições logo no início do ano. "Até o momento, nós dos sindicatos e associações que estamos juntos pelos direitos dos trabalhadores, não recebemos nenhum posicionamento da prefeitura em relação a esse ofício enviado na semana passada. Devemos realizar uma nova assembleia no próximo dia 15 de Fevereiro, quando nos reuniremos novamente com as representações das categorias envolvidas e interessadas em resolver o quanto antes. Até lá, esperamos uma resposta da gestão municipal", afirma Gilmar 

Além das pautas próprias de cada associação e sindicato presentes, sindicatos e associações têm ainda pautas em comum que precisam do reforço dessa união que só vem para dar mais firmeza à luta das categorias. "É importante deixar claro que, caso não haja uma devolutiva que seja direcionada aos direitos assegurados aos trabalhadores em educação e demais servidores, uma manifestação de rua conjunta será realizada para chamar atenção da sociedade em geral e alertar o governo municipal sobre a responsabilidade em cumprir o que já estava firmado com as categorias dos servidores municiais", explica Gilmar Nery, diretor da APLB Sindicato em Juazeiro. 

Ascom-APLB