Marujada, missa e homenagens aos padroeiros marcam religiosidade em Curaçá

A Paróquia de Curaçá, com o apoio do Governo Municipal, realizou na noite da última sexta feira, 30/12, na Praça do Teatro Raul Coelho, o encerramento dos festejos a São Benedito e o Bom Jesus da Boa Morte, Padroeiros.

O evento religioso reuniu centenas de católicos vindos do interior do município ou de cidades circunvizinhas. Após a missa, presidida pelo Bispo Dom Beto, a procissão percorreu as principais ruas da cidade em direção a Igreja Matriz onde houve a apresentação de fanfarras e a Filarmônica de Barro Vermelho.

No sábado (31) centenas de Marujos percorrem as ruas de Curaçá cantando e louvando a São Benedito, num evento tradicional em que os marujos desfilam em embarcações pelo Rio São Francisco em direção ao porto, onde uma multidão já os esperavam. 

Na festa religiosa há diferentes manifestações, com pessoas pagando promessas, agradecendo as conquistas do ano que se encerra e a cidade se enchendo de cores, música e alegria. A marujada percorre às ruas da cidade num movimento que atrai moradores e turistas, consagrando o ato de fé e amor a São Benedito, padroeiro do município.

A festa, que celebra também o Bom Jesus da Boa Morte, mistura a cultura de um povo com sua história e suas tradições. 

Antes do início das visitas as casas, pelos marujos, centenas de pessoas vão à Igreja assistir à Missa, renovando os votos por dias melhores e pedindo chuva no sertão. 

Ascom . PMC