Bahia: Reservatório da Usina da Pedra aumenta vazão defluente (água que sai)

O reservatório da Usina da Pedra (BA) da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) teve a vazão defluente (água que sai do reservatório) aumentada, saindo do patamar de 60 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 100 m³/s.

A alteração ocorre diante da previsão de chuvas na bacia do Rio de Contas nos próximos dias, visando a manutenção do volume de espera no reservatório, que é de 66,7% para o período. O reservatório se encontra com 61,31% de seu volume útil.

A Eletrobras Chesf mantém, ao longo da bacia do rio de Contas, postos hidrológicos para o monitoramento das chuvas, vazões e níveis do rio. Os índices pluviométricos registrados até o momento, em postos hidrométricos localizados a montante do reservatório da Pedra, situaram-se acima da média do histórico para os meses de novembro e dezembro.

A Bacia do Contas é permanentemente monitorada, com avaliação diária da situação hidrometeorológica, através de previsões e monitoramento da rede de postos hidrológicos, bem como simulação da operação do reservatório, além da realização de inspeção no campo por técnicos especializados.

A Companhia destaca que a vazão de restrição do Vale é de 800 m³/s e reforça, ainda, a importância e necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação do rio, em vista da possibilidade de prática de vazões mais elevadas neste período devido à ocorrência de chuvas mais intensas na bacia.