Documentário de artista visual indígena é selecionado para Mostra Sesc de Cinema

Cada vez mais inserida e consolidada no circuito de festivais do cinema brasileiro, a Mostra Sesc de Cinema Paulista chega a sua quinta edição. O evento prioriza produções brasileiras  que abordam temas ligados à pluralidade cultural do país ou que se desdobram em olhares exteriores que dialoguem com as realidades brasileiras.

O  documentário 'Novos Artistas da Arte Contemporânea: Xadalu Tupã Jekupé', produzido pelo Instituto Arte na Escola, foi um dos selecionados para compor a mostra. Os filmes ficarão disponíveis na plataforma Sesc Digital até o fim de dezembro.

O documentário apresenta vida e obra de Xadalu Tupã Jekupé, um artista visual urbano indígena contemporâneo. Sua trajetória busca revelar sua identidade indígena em intervenções artísticas que ocupam tanto espaços abertos quanto fechados. Sua obra se destaca quando Xadalu passa a povoar os espaços da cidade com a imagem de um curumim estilizado, que ele espalha pelos muros de Porto Alegre na forma de adesivos ou pôsteres lambe-lambe. O alcance de suas obras têm sido tão grande que o artista é reconhecido pelos Guarani Mbyá como um mensageiro deste povo.

O filme compõe uma série de documentários produzidos pelo Instituto Arte na Escola, com a proposta de apresentar o processo criativo de seis artistas da mais nova geração da Arte Contemporânea brasileira. Eles compartilham suas visões de mundo e estratégias sensíveis de criação. Além do episódio de Xadalu, vemos também a história de artistas vindos de várias partes do país, como Bruno de Jesus (BA), Fabio Vidal (BA), Mestre Anderson Miguel (PE), Rubiane Maia (ES) e Uýra Sodoma (AM).  A série completa e mais um material educativo exclusivo estão disponíveis no site: https://artenaescola.org.br/snaac/ 

A V Mostra Sesc de Cinema apresenta, online, 33 filmes de todas as regiões do Brasil. Nesta edição, a mostra recebeu mais de 1.600 inscrições para mostras estaduais, regionais e nacionais. O concurso distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos aos cineastas vencedores da mostra nacional, o que chancela o compromisso da instituição com a cena audiovisual brasileira.  

Instituto Arte na Escola 

O Instituto Arte na Escola é uma organização da Sociedade Civil Pública (OSCIP) que há mais de 30 anos trabalha qualificando, incentivando e valorizando professores de Arte do ensino básico  em todo o país. O Instituto produz materiais e ações de difusão da Arte-Educação e Arte Contemporânea brasileira, sob a perspectiva de democratização de acesso, socialização e aprofundamento. O IAE é também o responsável pelo Prêmio Arte na Escola Cidadã, maior prêmio do Brasil voltado para a arte-educação, e a Rede Arte na Escola, que conecta artistas, arte-educadores e interessados no estudo da Arte e da Cultura brasileira. Ao todo, são 32 Polos conveniados, localizados em instituições parceiras de 32 cidades e 17 Estados do país.

Ascom