Chesf reduz vazão da Barragem de Sobradinho a partir desta quinta-feira (08)

Em continuidade ao processo de divulgação de informações a respeito da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, a Chesf comunica que o Operador Nacional do Sistema Eletrico - ONS, apresentou as perspectivas para a operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco para os próximos meses, durante a 12ª Reunião de Acompanhamento das Condições de Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco, ocorrida na terça-feira, dia 06/12/2022.

No que diz respeito a operação para o corrente mês de dezembro, a Chesf informa que:

A partir de hoje 08/12/2022, quinta-feira, a vazão média diária no Reservatório de Sobradinho será reduzida para valores da ordem de 2.000 m3/s, e em seguida, a partir de 09/12/2022, será praticada vazão média diária da ordem de 1.800 m3/s, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação.

No Reservatório de Xingó, serão praticadas vazões médias diárias, conforme programação a seguir:

Defluência média diária (m3/s)

Dias uteis      Entre 1.600 e 1.800

Finais de semana e feriados       1.300

A Chesf ressalta que a operação está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função, tanto da necessidade de controle de níveis dos reservatórios, quanto do processo de otimização energética envolvendo as diversas regiões do País, coordenado pelo ONS.

E fundamental ainda, chamar atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista que em condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização de geração para atendimento ao Sistema Interligado Nacional - SIN, as usinas de Sobradinho e Xingó tem capacidade de turbinar valores da ordem de 4.200 m3/s e 3.000 m3/s, respectivamente. As alterações de vazão, em ocorrendo, serão comunicadas através de mensagem SMS.

Carta Circular SOO 039 2022 - Vazões defluentes das UHE de Sobradinho e Xingó