Profissionais do SAMU de Juazeiro participam de qualificação no atendimento de saúde mental

Dois profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro participaram de um curso de qualificação para atendimento a pacientes com transtornos mentais na urgência e emergência. O curso do Ministério da Saúde ocorreu em Brasília-DF e foi dividido entre aulas remotas e presenciais, com simulações realísticas destes tipos de atendimento.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do SAMU, Juliana Tupiná, é a primeira vez que eles participam de curso com esta abordagem. "A qualificação traz a possibilidade de multiplicarmos para os profissionais daqui do SAMU de Juazeiro novas metodologias de atendimento ao paciente de saúde mental. Isso implica na melhoria da assistência à população com algum transtorno mental", destacou Juliana Tupiná.

Além de Juliana, também participou da qualificação o instrutor do Núcleo de Educação de Urgência (NEU), Eduildson Nunes. "No curso nós, enquanto multiplicadores para as nossas equipes, vimos atendimentos de primeiros-socorros psicossociais, comunicação terapêutica, como lidar com pacientes com comportamento suicida, crises de ansiedade e surto psicótico e abuso de álcool de outras drogas, por exemplo", explicou Juliana.

Ascom PMJ