Congada Nossa Senhora do Rosário faz apresentação na Avenida Flaviano Guimarães

No Dia de Finados, celebrado ontem (02), a Avenida Flaviano Guimarães viveu um momento de cultura para homenagear a memória  Bartolomeu Venâncio dos Santos, "Seu Berto".  A Congada de Nossa Senhora do Rosário, Juazeiro Bahia fez uma apresentação no Espaço Baião Nordeste.

Seu Berto era um incentivador da cultura e era sogro do sanfoneiro e cantor Flávio Baião. A Congada foi realizada na presença da viúva de Seu Berto, Dona Janina Helena. aos 96 anos. Seu Berto foi aluno da primeira turma de agronomia da Universidade Estadual da Bahia que se formou em 1965. 

A congada é um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade. Esse fenômeno cultural é conhecido como sincretismo religioso: entidades dos cultos africanos eram identificados aos santos do catolicismo. Animada por danças, cantos e música, a procissão acabava numa igreja (em geral, as de irmandades de negros, como Nossa Senhora do Rosário) onde, com a presença de uma corte e seus vassalos, acontecia a cerimônia de coroação. 

Texto: Ney Vital/Redação redeGN | Imagem: Émille Guerra