Feira Cidadã em Valença começa com expectativa de realizar mais de 7 mil atendimentos

Com previsão de atender mais de 7 mil pessoas, a edição da Feira Cidadã em Valença foi iniciada nesta sexta-feira (14). A ação está beneficiando moradores de Valença e municípios do baixo sul baiano com a oferta de diversos serviços de saúde, como exames, consultas oftalmológicas e procedimentos odontológicos. Promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Feira Cidadã está sendo realizada em uma estrutura montada na Policlínica Regional do Baixo Sul da Bahia, em Valença.

Neste primeiro dia da Feira Cidadã, a Secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, foi até Valença para conferir os primeiros atendimentos. "Temos uma equipe dedicada para que tudo ocorra de forma organizada e todos sejam bem acolhidos. Essa é uma oportunidade de levar a saúde para mais perto dos baianos", afirma Adélia Pinheiro.

Na Feira Cidadã estão sendo ofertados consultas e exames como ultrassonografia, Raio X e Eletrocardiograma, além de serviços de cidadania, como emissão de RG e CPF, através do SAC Móvel. Os procedimentos de odontologia, que incluem cirurgias odontológicas de baixa complexidade, aplicação de flúor, restauração e tratamento de canal, serão realizados nos dias 14,15 e 16, em odontomóvel instalado na feira. As consultas oftalmológicas para rastreio de catarata são feitas em 14 e 15. Já as cirurgias de catarata, apenas para os pacientes triados na feira, ocorrerão na Policlínica Regional de Saúde do Baixo Sul, nos dias 14, 15, 16 e 17.

Uma das beneficiadas na Feira Cidadã foi Anaildes Santos, moradora de Valença, que fez um ultrassom de abdômen. "Estava até pensando em fazer o exame em uma clínica particular, mas soube da Feira e aproveitei a oportunidade de realizar pelo SUS. Busco sempre fazer um checkup. Cuidar da saúde é muito importante", afirma.

Desde 2017, já foram realizados mais de meio milhão de procedimentos nas 85 edições Cidadã. Deste total, foram cerca de 30 mil cirurgias de catarata que devolveram a cidadãos baianos uma boa acuidade visual.

Como participar

Para acesso aos serviços, os usuários deverão apresentar Cartão SUS, RG, comprovante de residência, comprovante de vacinação contra a Covid-19 e requisição médica para realização de exames de ultrassonografia

Ascom GOV-BA / foto: divulgação