Temperatura supera 36°C em Juazeiro e Petrolina, com sensação térmica acima de 40°C

O monitoramento das condições climáticas da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) indicou que a umidade relativa do ar está em níveis baixos no Sertão do Estado e deve permanecer nessa faixa, nos próximos dias. Nesta semana, por conta da presença de uma massa de ar seco, a umidade está abaixo dos 30% no período da tarde. As áreas mais afetadas nos próximos dias serão parte do Sertão de São Francisco e de Pernambuco.  

Neste sábado (24), os moradores de Juazeiro e Petrolina sentiram a sensação térmica, considerada "avassaladora". A REDEGN presenciou no período da tarde a orla de Juazeiro e Petrolina lotada de pessoas buscando uma "sombra para refrescar" e as águas do Rio São Francisco. A previsão para o domingo (25) é de temperatura em média de 36 graus centigrados.

Existe um documento da Organização Mundical da Saúde  que diz que umidade abaixo de 20% pode causar danos à saúde humana”. Como se não bastasse o calor, a sensação térmica pode potencializar a sensação de “abafado”, tão citada pela população nas ruas e redes sociais para reclamar das temperaturas altas e tempo seco. Como se não bastasse o calor, a sensação térmica pode potencializar a sensação de “abafado”, tão citada pela população nas ruas e redes sociais para reclamar das temperaturas altas e tempo seco.

É justamente essa ação que aumenta a sensação de desconforto e calor. 

No site da Apac consta o alerta que ara evitar problemas de saúde como sangramentos no nariz, complicações alérgicas e respiratórias, ressecamento da pele e irritação nos olhos, decorrente da baixa umidade, é recomendado alguns cuidados; veja quais:

Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água etc;
Sempre que possível ficar em lugares protegidos do sol;
Consumir água à vontade.

CUIDADOS: Na última quinta feira (22), a Defesa Civil de Petrolina e em contato com a REDEGN, a Defesa Civil de Juazeiro também alertou que uma massa de ar seco e quente além de fazer com que as temperaturas atinjam a marca dos 36ºC nos próximos dias, colocou em alerta a Defesa Civil sobre as condições da umidade relativa do ar. Durante esse período, a umidade deve variar entre 12% e 20%, aumentando os riscos de doenças respiratórias e incêndios.

Com o clima assim, a Defesa Civil orienta a população a tomar bastante líquido e evitar a prática de atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Além disso, outros cuidados simples como umidificar ambientes, evitar alimentos muitos salgados ou condimentados, passar hidratante no corpo, evitar a permanência em ambientes fechados e usar soro fisiológico nas narinas e nos olhos, também podem contribuir para aliviar o desconforto.

Em caso de emergência solicite o apoio da Defesa Civil no telefone 153 ou do Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.
 

Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital