Para enfrentar os efeitos da pandemia, programa da Prefeitura de Juazeiro oferece estratégias para que estudantes mantenham ritmo de aprendizagem

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu nesta quarta-feira (21), gestores e coordenadores da rede municipal de ensino, para apresentar o 'Programa #borAgir', uma ferramenta criada para oferecer às escolas municipais um cenário de recomposição da aprendizagem, de maneira abrangente, capaz de dar possibilidades para a criação de estratégias de adequação do projeto pedagógico escolar e das práticas pedagógicas. O objetivo é sanar os impactos gerados pela pandemia da Covid-19, além de recuperar e potencializar a aprendizagem dos alunos.

O encontro aconteceu no auditório da Chácara Bougainville, e teve como tema, "#borAgir porque não existe campeão sem treino". Na ocasião também estiveram presentes o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, e o presidente da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB) de Juazeiro, Gilmar Nery.

"Estamos saindo de um cenário pandêmico que trouxe diversos danos para o aprendizado, onde é necessário desenvolver uma articulação pedagógica de seriedade, criando mecanismos de aprendizagens que sejam suficientes para corrigir as distorções que aconteceram em função da pandemia, de forma que, estamos lançando um programa efetivo que vai nos ajudar a recuperar os prejuízos trazidos pela pandemia, através das estratégias e benefícios oferecidos pelo "#borAgir", explicou o secretário Wank Medrado.

A superintendente de Ensino, Willany Cunha, destacou o objetivo que o Projeto busca cumprir. "Trata-se de um conjunto de ações sistematizadas para minimizar os danos na aprendizagem causados pela pandemia. Este conjunto é composto pelo programa de recomposição de aprendizagem com aplicação de Linha de Base, Parada Pedagógica, Tutorias Pedagógicas, TV Escola, que dispõe de uma programação focada no direito de aprender em todos os segmentos de ensino, Espaço Humanizar, Formação Itinerante, Conecta SAEB, Materiais Estruturados Diversificados, Programas de Regularização do Fluxo, rede de apoio ao profissional, valorização do professor, rede de escuta e diálogo com o sindicato, Documento Referencial Curricular, que contempla a Educação Infantil, Ensino Fundamental de Anos Iniciais e Ensino Fundamental de Anos Finais, Educação Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação do Campo e Educação parceria no pensar pedagógico", explicou Willany.

Daniela dos Santos Oliveira é vice-gestora da Escola Municipal 15 de Julho e aprovou a iniciativa. "Pensando em estratégias para melhoria do cenário da educação do nosso município, a gestão atual, juntamente com as equipes técnicas das Superintendências de Ensino e Formação da Seduc, criaram o #BorAgir, oferecendo um programa de recomposição de aprendizagens de excelência, que atua de forma conjunta e efetiva, mostrando que a rede municipal de ensino vive um novo tempo de trabalho", destacou Daniela.

Homenagens-O evento também contou a entrega de medalhas aos gestores e coordenadores pedagógicos, que foram homenageados pelo bom desempenho e resultados alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, principal parâmetro de avaliação do ensino básico.  

O segmento que em 2019 registrou 4.2 pontos, na mais recente avaliação realizada em 2021 alcançou 4.5, com a aprovação de 95% dos alunos, apesar da pandemia de Covid-19 que impactou diversos segmentos sociais, inclusive o educacional. No período, a gestão Suzana Ramos, através da Seduc, desenvolveu diversas estratégias educacionais para apoiar alunos e atenuar os efeitos na educação, instrumentos abraçados pelas equipes gestoras das escolas municipais e professores.

"Eu acredito que a partir de iniciativas como esta nós vamos poder, gradativamente, conquistar resultados ainda mais expressivos no Ideb, alcançando efetivamente a melhora e entrega nos resultados da nossa educação. Com base nisso, foi criado o #BorAgir, para a obtenção de bons resultados, iniciando pelo levantamento das necessidades, seguido de um planejamento criterioso e preciso do desenvolvimento de ações que venham a ser assertivas, na execução e na avaliação dos resultados que pretendemos obter", comentou Misma Lima Mariano, coordenadora da Escola Municipal Santa Inês.

 

Ascom/Seduc/PMJ