Direção da APLB em Juazeiro participa do 13° Congresso Estadual da APLB-Sindicato em Salvador

A direção da APLB Sindicato – Delegacia do Baixo-Médio São Francisco participa desde o último domingo (28) do 13° Congresso Estadual da APLB-Sindicato. Com o tema ‘Em Defesa da Educação, da Ciência e da Democracia’ a direção da APLB estadual reúne até o dia 31 de Agosto mais de mil delegados regionais no Hotel Fiesta, em Salvador debatendo e construindo bases sólidas para a entidade. 

Durante os quatro dias de Congresso os delegados sindicais discutirão assuntos relacionados ao tema proposto como: Política Geral e Educacional, Conjuntura Política: ‘O Brasil e a retomada de projeto democrático, em defesa da Ciência e da Democracia’, Mais Educação na Política, Política Educacional e Diversidade, Política, Organização Sindical e Planos de Lutas, Política Educacional: EJA, BNCC e DCRB, Política Educacional: Novo Ensino Médio e DCRB, Política e Organização Sindical: alterações estatutárias e Planos de Lutas, Eleições 2022, Piso, Carreira, Formação e Valorização. 

De acordo com a APLB estadual, organizadora do Congresso, o momento se faz necessário diante da atual conjuntura política do Brasil que torna urgente a atenção dos movimentos sociais e sindicais para a necessidade de “repensar e criar novas estratégias de enfrentamento aos retrocessos em relação aos direitos da Classe Trabalhadora sendo necessária a ampliação do debate sobre os ataques da direita e do capital contra o Estado Democrático de Direito e às Instituições públicas, bem como uma agenda de lutas para garantir a manutenção dos direitos conquistados ao longo da história”. 

Coordenador licenciado e candidato a deputado estadual, o professor Rui Oliveira participou da abertura do evento dando ênfase à história da APLB, o objetivo do Congresso e indicou uma moção para a greve dos trabalhadores em educação que acontece no município de Eunápolis.  

“Estamos aqui no segundo dia de congresso da APLB Sindicato e assistimos hoje palestras sobre as atuais conjunturas ligadas às realidades dos trabalhadores em educação não só na Bahia como em todo o Brasil. Uma delas proferida pela deputada estadual Alice Portugal que falou sobre o atual momento politico vivido não só pela categoria como profissionais em geral. Hoje teremos um momento de debates e discussões e a diretoria da APLB Sindicato em Juazeiro está aqui junto, fazendo parte desse Congresso. Teremos ainda a oportunidade de estabelecer as alterações do estatuto e obter muitas orientações para os próximos quatro anos de gestão”, ressalta o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro Gilmar Nery.

Ascom-APLB