Prefeitura de Sento-Sé convoca população a aderir às campanhas de vacinação contra Poliomielite e Multivacinação

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as ações de imunização na cidade com o objetivo de elevar o percentual das coberturas vacinais, estratégia que por décadas tem se mostrado efetiva na redução e até a erradicação de doenças que não têm tratamento e trazem grandes riscos de agravamento, sequelas e até a morte.

Atualmente estão em andamento no município as Campanhas Nacionais de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação, ao mesmo tempo que segue vacinando contra Covid-19.

"A poliomielite e muitas outras doenças que podem ser evitadas ao tomar as vacinas disponíveis, são doenças ligadas mais comumente à infância, mas que também podem acometer outras faixas etárias. É essencial que o sentoseense se vacine, leve seus filhos para vacinar, o quanto antes e se proteja e contribua no reforço da prevenção, que evita a circulação desses vírus na cidade", diz a Coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Sento-Sé, Santana Afonso dos Reis.

De acordo com Santana Afonso dos Reis, entre os dias 23 e 26, a Secretaria Municipal de Saúde realizou reuniões com os técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), da sede e interior para reforçar as orientações sobre as Campanhas a fim de intensificar o envolvimento e a adesão de todos na realização das mesmas.

"A nossa meta é vacinar 3.188 crianças de 1 ano a menores de 5 anos, contra a Poliomielite.

O objetivo da Multivacinação, além da atualização da caderneta de vacinação, é proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e redução dos bolsões de não vacinados, em crianças e adolescentes de 0 à menores de 15 anos de idade, além de melhorar as coberturas vacinais, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação", destaca a Coordenadora, acrescentando que "no momento, a nossa cobertura vacinal da Campanha contra Poliomielite, está abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Pedimos a adesão dos pais ou responsáveis, nessa batalha, levando seus filhos, aos locais de vacinação, para serem vacinados", assinala Santana.

Em Sento-Sé todas as Unidades de Saúde da sede, como também nos Povoados do interior estão realizando a vacinação. Até o momento várias comunidades do interior também já receberam as equipes de vacinação, como: Brejo de Dentro, Brejo de Fora, Riacho dos Paes, Cajuí, Volta da Serra, Ponta D'Água, Incra Andorinha, Retiro de Baixo.

Poliomielite

Apesar de o Brasil não registrar casos da doença desde 1989, o vírus continua presente em outros países, aumentando a necessidade de medidas preventivas. Em julho, um caso da doença foi confirmado em Nova Iorque (EUA) e, neste mês, o vírus foi detectado no esgoto novaiorquino e de Londres (Inglaterra). A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus. A doença não tem tratamento específico. A principal ferramenta para evitar a doença é a vacinação. A transmissão em crianças e adultos ocorre por contato direto pessoa a pessoa ou pelo contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes (ao falar, tossir ou espirrar). A poliomielite pode causar sequelas graves, como paralisia dos membros (em geral, das pernas), insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. As sequelas estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro e não têm cura.

O público-alvo para a campanha são todas as crianças menores de cinco anos de idade. As menores de 1 ano serão imunizadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. Já os pequenos de 1 a 4 anos devem ser levados para receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP – a "da gotinha"), desde que já tenham recebido as três doses do esquema básico.

Confira o Cronograma de vacinação para a semana de 29/08 a 02/09 (de segunda a sexta-feira)

SEDE

UBS Bela Vista (anexo ao lado do hospital - antigo laboratório)

UBS MarIa Rocha (anexo ao lado da Secretária da Saúde)

UBS Dr Eliomar (Bairro Cícero Borges)

INTERIOR

Dia 29/08 (segunda-feira) - Aldeia/Pascoal/Limoeiro

Dia 30/08 (terça-feira) - Piri

Dia 31/08 (quarta-feira) - Cabeludas, Limoeiro e Lages

Dia 01/09 (quinta-feira) - Sítio, Fartura, Língua de Vaca e região  

Dia 02/09 (sexta-feira) -  Quixaba

ASCOM PMSSÉ