Artigo - Aniversário é vida

Comemorar aniversário é mais que lembrar o dia em que nasceu, é um momento de celebrar e festejar a vida. Poder a cada ano desejar parabéns para quem se gosta é uma forma de compartilhar felicidade e de demonstrar todo o sentimento de carinho, apreço, gratidão e afeto.

A chegada da nova idade é como uma 'reinauguração do pregresso', quando tudo o que foi vivido se transforma em uma espécie de histórico suscetível a mudanças, desde que o vivente, ou melhor, o aniversariante, queira.

O fato de mudar o número do tempo de vida decorrido desde o nascimento é uma vitória, principalmente para aqueles que' vivem cada dia como se fosse o último'. O marco temporal é capaz de transformar comportamentos, mesmo que 'seja por livre e espontânea pressão'.

Em um mundo onde o egoísmo e a vaidade roubam as cenas antes protagonizadas pela empatia e a compaixão, o aparecimento de rugas passa a ser um troféu que simboliza a vitória e a alegria de um atleta que, mesmo não vencendo a corrida, se completa por ter ultrapassado a linha de chegada.

Aniversariar é isso. Participar de novas provas todos os anos, sem que necessariamente chegue em primeiro lugar. O importante é que cada prova sirva como lição de vida e contribuição para a maturidade e para a forma como o indivíduo passa a conhecer a essência da vida na sua transversalidade.

As memórias impactam no ser único que o indivíduo se tornou. A existência humana é única. Cada ser, independentemente da idade, precisa saber que a recíproca deve ser sempre verdadeira.

Feliz aniversário!

Por Gervásio Lima

Jornalista e historiador