Ellen Carvalho (PT) recebe o apoio de mulheres representantes dos diversos segmentos de Juazeiro e convida para uma construção coletiva do mandato

Única mulher de Juazeiro a pleitear uma vaga na Assembleia legislativa da Bahia, com a intenção de garantir representatividade as cidadãs e cidadãos, sobretudo da região Norte do estado, e aos vivem em solo sertanejo, Ellen Carvalho (PT), 32 anos, tem buscado a força feminina para reforçar o seu mandato.

Esposa do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, liderança forte em toda região, Ellen chega com a experiência de um projeto político reconhecido pelo trabalho prestado à população, uma bagagem de determinação e foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e com muita vontade de agregar ao propósito de servir a Bahia.

Motivada e feliz com a aceitação do seu nome, a candidata vem sendo muito bem recepcionada por mulheres que representam importantes setores da comunidade. Nos encontros, ela tem debatido as demandas do público feminino ouvido sugestões, trocado experiências e recebido apoio para o projeto que define como "uma construção coletiva".

"As pessoas estão precisando, mais do que nunca, de serem ouvidas, acolhidas nas suas necessidades. Tenho como propósito representar um projeto de construção coletiva, que não chegue pronto, muitas vezes até fantasioso, e distante das demandas reais. Nosso projeto está totalmente aberto a todas e todos que queiram colaborar, somar, e para isso tenho visitado mulheres que representam as diversas áreas das cidades e do campo. Estou muito feliz com a acolhida e tenho aprendido muito com cada uma delas", disse Ellen Carvalho.

Um dos encontros foi com a Professora e escritora Lucia Marisy, Doutora em Desenvolvimento Socioambiental e ex- pró-reitora de Extensão na Univasf. Com a autoridade de quem tem mais de 50 anos dedicados à educação no Vale do São Francisco, a professora sugeriu algumas pautas para a candidata.

"Considerando sua origem de filha de agricultor, que vem do campo, e também a de seu marido e sogro, que eu conheci, sugiro pautas que valorizem o gênero feminino, que apoiem a agricultura familiar, ressaltando a atuação da mulher, e também a educação no campo, a importância de se reestruturar os currículos das escolas, na perspectiva que, de fato, os alunos possam contribuir com a melhoria de suas propriedades, aplicando técnicas adequadas aos cultivos", elencou Lucia Marisy.

Ellen Carvalho também visitou "Tia Ressu", da Fundação Lar Feliz, instituição que vem impactando na vida das crianças e adolescentes da comunidade da Malhada da Areia, em Juazeiro.

"Um trabalho de responsabilidade social inspirador, que eu já conhecia e admirava. Fiz questão de voltar a este Lar Feliz para reafirmar meu compromisso em apoiar suas ações", garantiu Ellen.

Na Creche Nossa Senhora de Nazaré, na Pedra do Lorde, Ellen homenageou a memória de Dona Raimunda, sua fundadora, e conheceu as necessidades da instituição.

No Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, no João Paulo II, a candidata a Deputada Estadual ouviu da Irmã Teresa a importância do trabalho realizado com foco na saúde preventiva, terapias holísticas e medicina natural.

"Fiquei impressionada com a dedicação da equipe, formada na sua maioria por mulheres, que acolhem às pessoas e com foco na prevenção, em uma vida saudável. Recebi o carinho e a energia de luz da Irmã Teresa, a quem sou grata por compartilhar sua experiência comigo", agradeceu Ellen.

Em um encontro bastante produtivo, Ellen Carvalho se reuniu com mulheres do Partido dos Trabalhadores,  onde estavam presentes fundadoras da sigla, em Juazeiro, e também a geração mais nova.

"Eu confio em você e quero participar intensamente deste projeto. Vamos construir ações que atendam às mulheres pretas, mulheres evangélicas, como eu, a mulheres que atuam fortemente na agricultura familiar. Conte comigo", declarou a Assistente Social e agricultora, Maria José Alves.

A candidata falou de suas origens, de seu propósito e da importância da união entre as mulheres para o fortalecimento da luta.

"A mulher vem ganhando espaço no cenário político. Alguns avanços já foram conquistados , porém, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado, e isso devido à exclusão histórica das mulheres nos espaços. Temos uma baixa representatividade feminina na política, embora sejamos a maioria do eleitorado. Precisamos ocupar a política e os demais espaços da sociedade. Precisamos nos unir e descontruir o paradigma de que 'mulher não vota em mulher'. Temos que nos apoiar, nos empoderar e vencer juntas o machismo e os desafios diários. Encaro este projeto na certeza de que sairemos vitoriosas e bem mais fortes com essa nossa representatividade na Assembleia Legislativa da Bahia", garantiu a candidata.

Após muitas declarações de apoio, incentivo e confiança no seu nome, Ellen agradeceu as companheiras de partido, e também as mulheres que tem visitado, convidando-as para contribuírem com seu mandato.

"Vamos construir este projeto a muitas mãos. Muito obrigada a cada uma de vocês que têm me recebido com muito carinho e confiança. Agradeço pela presença, por cada abraço e palavras de incentivo. Obrigada pelas sugestões e contribuições. Saio de cada encontro mais forte e motivada, com todos os ensinamentos que venho recebendo. Vamos juntas, porque este lugar de voz e de vez é nosso", concluiu Ellen Carvalho.
 

Ascom/Ellen Carvalho