"É de suma importância": Prefeito de Sobradinho pede que população colabore com os recenseadores e forneçam os dados para o Censo 2022

A Prefeitura de Sobradinho está dando todo suporte para a realização do Censo Demográfico, que foi iniciado no Brasil no dia 1º de agosto. O levantamento, feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),  produzirá informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

O censo demográfico diz as condições de vida da população de todos os municípios do país, a partir do trabalho de campo dos recenseadores, pessoas treinadas para colherem os dados, de casa em casa. São os recenseadores que fazem o levantamento sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do Brasil, além de contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros. Dessa maneira, fica mais fácil implementar as políticas públicas.

Mesmo realizando um trabalho tão importante, os recenseadores do IBGE, em todo o Brasil, têm enfrentando algumas dificuldades para a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, e o principal impasse, que dificulta a aplicação dos questionários, é a desconfiança dos moradores em receber os profissionais.

Em Sobradinho não tem sido diferente. Por isso o Prefeito Cleivynho Sampaio sensibiliza à população para que recebam os recenseadores e forneçam os dados solicitados.

"Sem os dados do Censo não temos clareza dos investimentos na saúde, educação, social, infraestrutura e em outras áreas importantes do município, pois sem essas informações não se permite a aplicação das políticas públicas, uma vez que não se tem os dados reais da população do município, inclusive para captação de recursos. As pesquisas não podem ser vistas com desconfiança pela população. Elas são feitas pelo bem da cidade. Portanto, peço a todos que abram as portas de suas casas para que os recenseadores possam trabalhar da melhor forma possível. É importante que a população receba o recenseador, que preste a informação para o Censo, que é de suma importância para o país, para o nosso município e toda comunidade", destacou o Prefeito Cleivynho Sampaio.

O gestor lembrou ainda que "todos os recenseadores do IBGE vão estar identificados com uniforme padronizado, usando colete, boné e crachá, onde o entrevistado pode ter acesso a todas as informações do recenseador, como nome completo, matrícula e QR Code".

Lembrando também que a partir desse QR Code, o entrevistado, consegue acessar o site, colocar a informação do recenseador, a matrícula que está no crachá e confirmar a identidade desse recenseador.

 

Ascom PMS