Sobradinho já está no clima do Forro do Vaqueiro 2022 e os artesãos da cidade se dedicam a produção do artesanato em homenagem ao personagem da festa

Durante o mês de agosto, Sobradinho se volta para a tradição do Vaqueiro, e toda a cidade respira a cultura sertaneja, protagonizada por este personagem que representa força e resistência.

A 18º edição do Forro do Vaqueiro acontece nos próximos dias 26, 27 e 28, mas dos alunos das escolas municipais aos artistas da cidade, já reverenciam o vaqueiro nordestino.

Um exemplo é o grupo de artesãos "Lírios do Vale", um coletivo social que enxerga no evento uma possibilidade de divulgar as peças que produzem e assim  também homenagear o personagem da festa.

"Durante o período de festa comemoramos e contribuímos com ela através do nosso trabalho, que é marcado pela nossa cultura e tradições locais. É bonito ver o vaqueiro sendo valorizado, ver a arte e tradição locais sendo vistas e elogiadas. Como artesã sobradinhense, que se orgulha de seu trabalho e de suas tradições, espero ver nossa comunidade e os visitantes valorizando o artesanato local, pois o que queremos é mostrar nossa arte que é peculiar, especial e única", afirma a artesã, Elisângela Freire.

A sede do coletivo fica ao lado do prédio dos Correios, e funcionará durante os três dias de festa, expondo desde telas de artistas plásticos locais, até roupas e acessórios de crochê, objetos de decoração produzidos com material reciclado, como filtro e pó de café, escamas de peixe e garrafas de vidro.

"O Prefeito Cleivynho Sampaio e toda a gestão se envolveu no planejamento da 18ª edição do Forro do Vaqueiro. Esse é um evento aguardado por nossa população e esperamos que seus impactos beneficiem comerciantes e artesãos, esses últimos sendo grandes depositários das tradições artísticas locais, e que, portanto, sempre contam com o apoio da Prefeitura de Sobradinho", concluiu o secretário de cultura, Patrick de Carvalho.

Formado desde 2010, o grupo "Lírios do Vale", assistido pela Sala do Empreendedor de Sobradinho, é composto atualmente por 18 membros que se dedicam a produzir e vender artesanatos. O grupo conta com o apoio da Câmara de Vereadores e da gestão municipal, por meio da Secretaria de Turismo Cultura e Esporte.

 

Ascom PMS